Terra Magazine

13 de junho de 2008

Para “discutir arte”, aluno picha faculdade em SP

repique2008 às 8:52

Arte-Ataque
“Vagabundo! Só porque não tem trabalho quer estragar o meu” urrava uma das alunas em meio à comoção causada pelo formando Rafa Pixobomb na noite de quinta-feira, 12, na exposição de final de curso de artes visuais do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo.

Artista e pichador formado pela ilustre escola das ruas e prédios escalados na grande babilônia paulistana, Rafa Pixobomb é morador de Barueri, zona oeste da região metropolitana da Grande São Paulo - e graças a uma bolsa de estudos, universitário em fase de tese de conclusão de curso.

Tudo parecia tranqüilo no saguão que abriga a galeria central da universidade onde telas, vídeos e instalações produzidas pelos formandos da vez estavam expostos conforme o previsto. Alunos, pais orgulhosos e professores transitavam pelo boulevard de entrada, quando a maior intervenção artística jamais vista numa faculdade de arte começou a tomar forma. Na infantaria, Rafa, de camiseta enrolada na cara e latinha na mão invade a galeria e começa a pichar uma das paredes: “é você…”. Rapidamente, uma das mães esbofeteia a cabeça do aluno com um buquê de rosas brancas, e na seqüência um dos transeuntes, indignado, empurra o pichador com entusiasmo. Confusão. Outro pichador já tinha invadido e pintado outra parede, e então um dos seguranças da faculdade começa a usar força física.

Mas a essas alturas o mutirão que reuniu cerca de trinta pichadores de uma safra bem significativa da cidade já tinha pintado o outro prédio, as paredes de fora - e conforme a tradição, em alturas inalcançáveis - o hall de entrada, o primeiro lance de escadas. Arte como crime, crime como arte, frases como “antes o barulho ensurdecedor”, fazendo menção ao TSSSssss ecoando das latinhas; “Abra os olhos e verá a inevitável marca na história”, com gosto do choque inédito entre academia e rua; e “As belas das artes”, em homenagem às indignadas cocotas universitárias. É agressivo, é forte e causa desordem no pensamento dos espectadores, pois são essas letras pichadas por um bando de malucos semi-suicidas que servem de buraco de fechadura para questões sociais profundas e hiper abandonadas pela percepção intelectual e humanística da classe média em geral. E dá-lhe tempo ao tempo.

Foi interessante ver a reação mega reacionária de jovens estudantes de arte. Quem estuda arte hoje em dia parece não sentir o espírito do maior movimento estético da atualidade em São Paulo, só o calafrio. Está em todos os cantos. No pico dos prédios mais altos, nas janelas, nos muros e trens. É feio né?, com a estética maltratada de quem só se ferrou na vida mas tem força inesgotável pra escalar 20 andares, cair, levar choque, ter convulsão a beira do Tietê, sempre com a latinha na mão pra existir. E o barulho de fato é ensurdecedor. O que será que esses meninos dizem e com quem dialogam ao arriscar a própria vida, a levar geral toda hora da polícia, a subverter a visão urbanística da cidade? E porque será que eles não têm medo?

Talvez a resposta seja grande demais, e começa com a frase que Rafael Pixobomb jamais terminou: “É VOCÊ…”.

E o pau comeu solto mesmo foi na rua, violência, porrada, latas voando, seguranças nervosos, uma série de câmeras. A Folha de S.Paulo até chegou a tempo de pegar alguma coisa. Da sala de segurança para a delegacia, Rafa e mais meia dúzia de pichadores que não arredaram o pé de lá – modalidade quase inédita na pichação já que tudo sempre deve acontecer o mais rápido possível para a fuga ser certeira – ficaram detidos um bom tempo.

Colaborou Camile Sproesser, testemunha ocular do Repique
Fotos: Choque

Blogs que citam este Post

52 Comentários »

  1. Belo ato de(ou pelo menos tentativa de…) insurreição entre os ” novos” ditos artistas da tb dita arte contemporânea. Arte é isto aí, é para questionar o status quo, mesmo que(ou principalmente qd) este se mostre apenas travestido de vanguarda dentro das academias de ensino oficiais .
    Cai desta forma, em definitivo, a máscara de pseudos-artistas vanguardistas que saem do forno da linha de produção das universidades de artes de todo o país. De vanguarda, estes pseudo-artistas apenas possuem a sua incapacidade de produzir uma linha reta com sentido escondendo-se por trás de discursos amassados sob a desculpa de que a arte do belo e da forma, morreu.. Discursos estes copiados de seus ditos “mestres”(não raro, também incapazes de criar uma linha reta).
    Morreu sim foi a necessária obrigação de questionar e rever valores pautando uma direção sem direção da Arte, a de verdade pelo menos.
    Um dia a Arte declarou a morte dos museus, hoje estes mesmos pretensos vanguardistas com suas formas sem formas e conteúdo nulo sonham em mostrar o que não criam em museu$ e bienai$, sempre, com patrocínio$ oficia$. Isto é publico e notório. E parece que a arte levou mais um tiro no próprio pé e se desnudou em sua contradição medíocre.
    Senhores acadêmicos(artista se forma pela vida e não na academia), aprendam a questionar ate mesmo sua produção e o status atual da Arte. Já que aprender a pintar e desenhar com maestria e técnica impecável a muito nada de relevante vem das escolas de Artes justamente pautada por um discurso sem conteúdo e repetitivo próprio da mediocridade generalizada que aí está.

    Comentário por Aureliano villavetta — 13 de junho de 2008 @ 10:02

  2. Belo o protesto
    O que Verdadeiramente é arte?arte é um quadro com uma porção de rabiscos que custam uma fortuna??
    ou uma PIxação ou um Graffiti feito de forma ilegal??
    O que pode ser bonito pra um pode ser feio pra outro!depende dos olhos de quem ve
    não só o Brasil mais sim o Mundo precisa de mais intervenções assim, para que o povo pare e reflita sobre seus poprios conceitos!!
    Lost - Campinas/sp

    Comentário por Michael Luis — 13 de junho de 2008 @ 10:16

  3. é arte sim…quantas coisas são tidas como arte por pessoas de muita posse ???muitas…basta um formador de opinião apoiar!!!
    Agora pichação???Ai meu deus que coisa de maloqueiro vagabundo esse é o pensamento da burguesia dos abastados e dos que são levados por estes pensamentos!!
    O que o Rafael fez foi uma intervenção cultural e deu um chock nos ditos artistas hahahaha

    Comentário por Leonardo — 13 de junho de 2008 @ 10:23

  4. atitude estúpida do tal de rafa…
    faltou criatividade para o trabalho de conclusão de curso o q o levou a lançar mão do vandalismo fácil, numa apresentação teatral e ainda apelidada de arte.

    Comentário por wagner cunha — 13 de junho de 2008 @ 10:34

  5. Eu não sou nenhum expert de arte, mas PELAS FOTOS PUBLICADAS, eu diria que isso é pichação, e acredito que seja um ato de vandalismo com a desculpa de ser arte, espero que o “artista” se explique, assim, antes de terminar minha análise esperarei novas notícias antes de criticar ou elogiar o “artista”.

    Agora quanto ao último comentário, sinto muito, mas discordo totalmente. Afinal muitas pessoas batalham para chegar onde estão, o fato de serem ricas ou não, não fazem de seus esforços anteriores serem nada. Se hoje são ricas e vendem quadros caros é porque conseguiu fazer com que seu esforço valesse algo. E pichação sim é um ato criminoso, pelo menos do jeito que vem sendo utilizado hoje, pense que uma pessoa gaste R$50,00 para pintar sua parede, e vem alguem e picha. Foi uma depredação de um pertence alheio, e foi “roubado” os R$50,00 utilizados. LEMBRANDO QUE PICHAÇÃO É UMA COISA E GRAFFIT É OUTRA. GRAFFIT É ARTE.

    Comentário por YoiTi — 13 de junho de 2008 @ 10:34

  6. O “último comentário” a qual me referia era o comentário do Leonardo.

    Comentário por YoiTi — 13 de junho de 2008 @ 10:36

  7. comentários sobre o acontecido e a opinião de Aureliano villavetta .
    a arte tem q estar nas ruas, museus, escolas, todos os espaços possíveis. o fato de se expor numa galeria ou na rua não diminui ou valoriza o trabalho de ninguém. as coisas são mais complexas do q essa tua postura de burguês rebelde, aureliano. aliás, q porra de nome é esse? tua mãe viu pixado em algum lugar?
    a academia não possui nenhum valor? pergunta lá pro cara q pixou e faz uma escola se ele acha isso.
    grafite pra mim é arte. pixação? talvez. mas a princípio me parece mais um rabisco de um delinquente.ah, mas um cabeção aí, conseguiu ver algo nesse troso feio de pixação, escreveu um texto dizendo q aquilo é arte da boa. vanguarda contemporânea. porra, esses pixadores são foda mesmo. os caras tão a frente do seu tempo. mas o negócio é chocar né. tem q chocar pq senão não vale.
    tava pensando, seria legal, numa dessas exposições desses artistas pixadores, como seria legal, depois deles pixarem tudo, se demolir a parede, ou o suporte q eles usem. acho q eles iriam gostar.
    ah, mas e a grana? pra q grana cara? quem é q precisa de grana hj. grana só se for pra comprar latinha. viver de arte?nããã…melhor é viver da mesadinha do papai.
    mas agente tem é q chocar. não vai ter graça se não chocar.
    aureliano, chocar de cú é rola.

    Comentário por tefode aureliano — 13 de junho de 2008 @ 10:41

  8. Expulsão da escola, ficha na policia, pagamento do prejuízo.
    Se der, quebrar os dedos para nunca mais apertarem botão de lata de tinta.

    Comentário por jorge — 13 de junho de 2008 @ 10:49

  9. intervenção cultural???hahahahahaha.
    eu achava q o o único a falar merda ia se o aureliano, mas o michel e o leonardo querem chocar tb.
    porra, essa galera q pixa é foda mesmo.
    chocaram todo mundo.
    pixem mais. pichem mais. eu quero ser chocado.
    essa arte da pixação é muito densa. coisa de cabeção.
    os caras são FODA. porra, são foda mesmo.
    me dá uma latinha, q eu quero sair chocando por aí.

    vcs só chocam é rola bando de ignorantes

    Comentário por tefode aureliano e leonardo — 13 de junho de 2008 @ 10:53

  10. Cara de coragem e atitude
    Alguns dissem ser vandalismo outros dissem art de rua
    eu digo atitude digo colocar a cara pra bater e digo mais
    parem de fugir .
    ato historico desse rapaz as grandes arts assim dita foram roubadas no masp ea do garoto ai ninguém roubara esta na parede vcs vam apagar a art dele seria um roubo também nao acham .

    Comentário por beto(sodoido) — 13 de junho de 2008 @ 11:07

  11. Contestar e protestar é correto, e concordo inclusive que o ensino superior (principalmente das ciências humanas e arte) é de baixíssimo nível e tem se esquecido de plantar em seus alunos o espírito crítico. Mas concordo que a “rua” esqueceu de plantar nesse vândalo o espírito do respeito. Quer protestar? Encontre seu lugar.

    Veja só… o cara é (ou era, tomara) bolsista! Ou seja, tem alguém pagando pelo ensino dele. Quer protestar? A maneira mais sensata seria abandonar o curso e deixar a oportunidade para outra pessoa que mereça esse esforço alheio para prover ensino superior a quem não tem condições.

    Ser crítico é uma coisa, protestar é outra. Fazê-los com inteligência é ainda mais difícil, e Rafa, se você fosse inteligente, não seria um vândalo barato.

    De novo… quer protestar? Encontre seu lugar.
    Na minha visão seu tiro saiu pela culatra, você depredou patrimônio alheio e não conseguiu imprimir seu protesto. Agora os donos do espaço (que você não conseguiu conquistar) é que vão protestar contra você.

    Acho que sua pena deveria ser limpar e pintar tudo aquilo que você depredou para tomar como um grande, áspero e grosso “cale-se”, e ainda devolver todo o valor que você consumiu inutilmente com sua bolsa de estudos. Ainda acho pouco pra você.

    Comentário por Gabriel — 13 de junho de 2008 @ 11:08

  12. O Brasil é o unico país do mundo, onde é vergonha ser rico, ter dinheiro, ou ser “burguesia” as pessoas esquecem que se você tem muitas vezes é por que você lutou muito dignamente sem precisar vandalizar nada pra conseguir.
    Pixação não é arte é vandalismo, se ele quizesse fazer arte ele teria pixado numa tela.

    Comentário por Fernanda — 13 de junho de 2008 @ 11:17

  13. Coisa de vagabundo mesmo. Quer pixar? por que não pinta na cara e fica parado por aí? Alturas inalcançáveis? Que tal invasão de propriedade e vandalismo. Arte é para chocar dentro do seu limite. Por que é que ele não vai pintar a bunda da mãe dele?

    Comentário por valberto — 13 de junho de 2008 @ 11:18

  14. ISSO AE RAFAAAAAA!!!!!!!!!
    APOIADÍSSIMO, COMPANHEIRO!

    Comentário por Kely MAY — 13 de junho de 2008 @ 11:18

  15. Sem comentários a atitude deste rapaz. É por esses e outros tipos de pessoas que o Brasil é o que é. Se ele tivesse o que fazer na vida não cometeria tal ato com a desculpa de contestar a arte. Não se contesta nada com vandalismo ou protesto. É preciso mais inteligência dos jovens brasileiros para que não afundemos na ignorância. Arte é se descartar entre os muitos pelo seu próprio mérito em qualquer coisa que se faça e para isso é preciso inteligência.
    Que tipo de gente é esse rapaz que nos obriga a visualizar todos os dias algo que contribui para a imundice da cidade. Isso não é arte!!! É uma afronta!!!

    Ninguém tem o direito de se impor diante dos outros.

    Comentário por ligia — 13 de junho de 2008 @ 11:18

  16. Vocês estão confundindo alhos com bugalhos.
    Primeiro há uma enorme diferença entre “grafite” e “pichação”.
    Segundo, a Universidade é um lugar de Arte Erudita, e não Arte de rua, ou arte marginal. O dia em que a arte marginal for aceita na universidade, ela será arte erudita e deixará de ser arte marginal. A universidade é uma academia, e como toda academia, ensina a arte acadêmica (é ridículo ter que dizer isso, mas parece que vocês não sabem).
    Terceiro, qualquer pessoa que minimamente tenha estudado arte sabe que ser “belo”, não tem nada a ver com ser “arte”.
    Ah, eu poderia escrever muitas coisas sobre o porquê desse ato de vandalismo não ser arte. É uma forma de expressão, com certeza, mas isso não é o suficiente para que seja arte.
    Acho que textos e releases sobre arte deveriam ser escritos por pessoas que entendam de arte, e que tenha o intuito de esclarecer conceitos de arte contemporânea, pois textos do jeito que esse foi feito só geram mais confusão sobre um tema que já é confuso para a maioria das pessoas.

    Comentário por Rodrigo Chaves — 13 de junho de 2008 @ 11:19

  17. EXCELENTE! Um verdadeiro, legítimo e espontâneo quebrar de barreira estética. Nada de pseudo transgressão burguesinha. Ainda melhor sendo assim, jogado na cara da “”elite” mais arrogante do Brasil. Aprovado com distinção. Ou, como diria o Raul, “falta é cultura pra cuspir nas esculturas”.

    Comentário por Paulo Stenzel — 13 de junho de 2008 @ 11:19

  18. Absurdo! Foi a expressão do inexpressivo. Este tal deve ser um não-alguém que não entendeu o porque está se formando em uma faculdade! Talvez seus mestres tenham fracassado em torná-lo um alguém. Talvez, ele estivesse demonstrando querer continuar a ser um não-alguém.
    Amanhã, espero que inocentes não paguem por este erro produzido por seus mestres acadêmico e por aqueles que acreditaram que ele pudesse ser um “SER HUMANO”.

    Comentário por Gustavo — 13 de junho de 2008 @ 11:24

  19. esse cara nunca pode ser considerado artista, GRAFITEIRO NÃO É PIXADOR !!!

    Depredação de patrimônio ! Tem que fazer pagar !!!

    Ser fichado e deixar de ser Primário !!!

    Depois é cana !!!

    As lojas não podem colocar seus diplays por causa de Lei Cidade Limpa, mas esse bando, fica sujando a cidade e sai impune !!!

    Comentário por Daniel — 13 de junho de 2008 @ 11:24

  20. Arte-ataque? tem mais…segurança ter que aturar esse playboys disfarçados de revolucionários? Esse cara é um brincalhão! Ele não tem familia…não tem vergonha na cara! Provocar violência é o fim! Arte ataque????? Quem escreveu esse texto não tem consciência do que está incentivando (pois esse texto tem teor de incentivo e nada de jornalistico!). Esse foi um ato terrorista sem financiamento.

    Comentário por gustavo — 13 de junho de 2008 @ 11:35

  21. EX-CE-LEN-TE.

    Como disse o outro, pouca gente entende a arte. E a arte é, mas não tem que ser elitista. O Belo é (só) uma disciplina da estética. E estética não é sinônimo de beleza. Alguns dos maiores artistas de sempre foram transgressores. A genialidade deste ato não está na pichação, mas na intenção, no contexto. Não foi uma pichação, foi uma intervenção. Se funcionou? Digam vocês que estão aqui comigo repercutindo o caso. Depois, a não ser que sejam amigos ou parentes, digam o nome de outro formando.

    Comentário por Paulo Stenzel — 13 de junho de 2008 @ 11:36

  22. É arte pq nao foi vc a ser agredida e ‘pixada’ por eles…

    lamentavel!!! A cena mais pareceu um arrastão do q qualquer outra coisa…

    Quer chocar?! Se joga no tiete e sai nadando pelado!!!

    Comentário por tantofaz — 13 de junho de 2008 @ 11:37

  23. a verdadeira arte subversiva. maravilhoso!

    parabéns Rafael Augustaitiz!

    Comentário por gabbas-fazzo — 13 de junho de 2008 @ 11:39

  24. “Universitário em fase de tese de conclusão de curso??? “rs

    Enquantos muitos tem que pagar para estudar, o cara recebe uma bolsa e ao fim do curso ele faz uma cagada dessas. Se não tivesse passado pelo ambiente academico diriamos que era vandalismo, revolta de alguém excluido. E nesse caso???
    É pena que ele não notou que continuará a margem.
    Grafite é arte, já foi absorvido pelo sistema ( não sei se isso é bom ou ruim).
    Pichação será sempre pichação. A diferença nesse caso é que o agora formando, vai ser mais respeitado na turma dele.
    Porque para o meio artistico nada vai mudar. Vai continuar sendo a mesma merda de antes.

    Comentário por Analfabetismo Cultural — 13 de junho de 2008 @ 11:43

  25. o Paulo Stenzel tem toda a Razão!

    A genialidade deste ato não está na pichação, mas na intenção, no contexto. Não foi uma pichação, foi uma intervenção.

    e isso é A-R-T-E …

    e arte realmente não é compreendida pela maioria… uma pena.

    Comentário por duchamp-4ever — 13 de junho de 2008 @ 12:12

  26. A pixação já faz parte da cultura paulistana, se não curtem essa forma de arte que estudem na França, em Bauhaus…

    Só acho que o problema é mais social que cultural em toda essa história, que a arte, educação e cultura é pra poucos nesse país, infelizmente…

    Comentário por Tiago Stoppa — 13 de junho de 2008 @ 12:25

  27. É um absurdo este papo de arte!!!
    Porque ele não pixou a casa dele?
    Para que serve a afronta e degeneração de propriedades?
    O propósito é arte?
    Pois bem, existem mil maneiras de aparecer e dar o seu recado. Entretanto não justifica invadir um prédio e pixa-lo todo. O papo que arte e cultura é coisa para rico, também é uma desculpa ridícula no Brasil. Se fosse assim a entrado na Pinacoteca não custaria tão barato e sim, custaria pelo menos a metade da entrada no Louvre e outros museus no mundo. A cultura e arte neste Brasil são muito mais interessantes do que em qualquer lugar, mas ninguem, principalmente o cidadão que pixa, dá o devido valor.
    Portanto, o cidadão nada mais fez que um crime que em nada teve de ARTE e CULTURA.

    Comentário por Rodolfo — 13 de junho de 2008 @ 12:59

  28. Estudo lá e achei o máximo! o cara foi genial! Nos ensinam o tempo todo a contestar de forma inteligente e foi exatamente isso que o rapaz fez. Na apresentação tinha arte comestível, vídeo de nu artístico, arte reciclada, poxa esse foi o mais maneiro….Agora só faz ele pagar o estrago e tá tudo beleza, porque afinal, hoje tenho aula!! Hehehe!

    Comentário por Lincoln Valero — 13 de junho de 2008 @ 13:18

  29. a cultura foi deteriorada por muitos desse q dizem fazer a arte…a arte dos ricos com problemas com drogas depressão e e dúvidas sobre seu próprio sexo hj a arte se encontra nas ruas, não nas mãos dos trouxas ricos,mas assim se faz arte hj em dia, com revolta , indignação , riscos vitais e entusiasmo, quem desses trouxas da conservadora idéia de que a arte não se encontra nas mãos que seguram latas e não pincéis,será q eles se arriscam ou morreram abraçados na arte q sabem fazer……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    Comentário por Ádamo — 13 de junho de 2008 @ 13:29

  30. O fato? O moleque botou pra f… e vai ser assunto pra dias e dias… Não é falta muito disso pras tantas galerias e obras cheia de “boa idéia”, a arte Caninha 51 (F.G.), não, não?

    Comentário por Hermes Trimegisto — 13 de junho de 2008 @ 13:39

  31. QUANTO PELEGO NESTA VIDA!!!!
    Reacinonários e covardes!!!
    Finalmente alguém de atitude pra fazer barulho neste mundinho culturete!!!
    É nóis!! sempre foi!!!!
    fui!

    Comentário por materazzi! — 13 de junho de 2008 @ 13:56

  32. Muito me admira a galera que o defende. Os “artistas”, a “elite pensante”. Façam-me o favor, vocês não respeitam nem o objeto de trabalho de vocês? Chamam os outros de elitistas? Me parece que os piores elitistas são vocês, que se julgam tão donos da verdade e da razão que se dão o direito de desrespeitar e invadir o espaço do outro. Daqueles que, segundo vocês, “não compreendem a arte”. E quem disse que tem um significado? Segundo Wilde, toda arte é desnecessária. Pra ele, arte é apenas o belo. Logo, vocês: 1- seriam inúteis e 2- deveriam ter senso estético. Outros pensadores pensam diferentemente. E quem tem razão? Não dá pra dizer. Logo, só nos resta voltar para a questão do respeito: se o que é arte para mim não é para você, respeite o meu espaço, e eu respeito o seu.

    Comentário por Srta.T — 13 de junho de 2008 @ 14:02

  33. primeiro, a frase “as belas das artes” já estava pichada na frente da faculdade há pelo menos um ano.
    segundo, a partir do momento que a pichação está feita dentro de uma arquitetura, principalmente se tratando de um espaço universitário, ela já não é mais pichação, pois não discute relacões de domínio do espaço urbano no qual todos transitam/podem transitar.
    terceiro, intervir com tinta é uma coisa, quebrar as duas pernas de um funcionário é outra.
    quarto, a matéria está desmerecendo todos os outros trabalhos, se é que isso foi um trabalho. arte requer discussão e pensamento, e não apenas atos.
    pichação é cultura, sim, e faz parte do contexto urbano e deve continuar fazendo, mas a ponto de chamar de arte? quantos pichadores têm consciência do que estão fazendo ou realizam pesquisas de desenvolvimento teórico ou formal de seus atos?
    falar de pichações de basquiat é uma coisa, falar de uma tag repetida inúmeras vezes sem nenhuma modificação ou evolução é outra.

    Comentário por Rafael Nunes — 13 de junho de 2008 @ 14:36

  34. ah, sim, esqueci de falar que foi ridícula e patética a interpretação da frase “a bela das artes”, que nem tinha a ver com o contexto. tentar achar pêlo em ovo dá nisso. falar sem conhecimento de causa é fácil. criar polêmica pelo próprio prazer dela.

    só que daí vocês se esquecem que a imagem das artes, principalmente das performáticas, já é defasada o suficiente, e isso só piora a situação com uma discussão infundada e leviana…rasa…fraca.

    falo isso como performer. o preconceito de dentro daquela faculdade e da própria cidade é algo absurdo e inadmissível. pessoas como esse tal do rafael só pioram as coisas pra nós.

    muito fraco.

    Comentário por Rafael Nunes — 13 de junho de 2008 @ 14:41

  35. Acordar e receber esse tipo de informação choca?!
    Para muitos isso é sinal do caos urbano de hoje em dia….para mim extrema atitude e cara de pau….pois dar a cara a bater em sua formatura….acredito eu que uma indignação com a forma didática eu diria sim elitista…..pois não rotulem como caras sem ter o que fazer da classe média…. a “grande massa” mora e vê estas formas de arte no mundo deles….nos grandes centros ….cada vez mais….então não queiram fechar os olhos….sinto pelos acadêmicos que se assustaram…mas eu parabenizo este manifesto e estudarei meu curso de artes com mais orgulho ainda da classe artistica das ruas!!!!!

    Comentário por Lucas Anão.... — 13 de junho de 2008 @ 15:17

  36. “e isso só piora a situação com uma discussão infundada e leviana…rasa…fraca.”
    imagina. Rafael Nunes de considera “performer” e diz que essa é uma discussão fraca. infundada. Leviana. Parece a santa inquisição pensando.
    E falar que grafite é arte porque é esteticamente aceitável e pixo não é, isso sim é fraco meu amigo. É o método não tão só as letras, a adrenalina, o grande perigo, é isso que ela tá dizendo nesse texto. O que esses caras tão fazendo, porque eles tão fazendo?
    È um ataque ou um contra-ataque contra um sistema depravado? Superficial é quem fixa o foco em questões secundárias como a interpretação da frase. É uma questão social que está para ser discutida, e não deveria ser tão difícil de entender sr. performer acadêmico.

    Comentário por O Gemeo — 13 de junho de 2008 @ 15:19

  37. apesar da arte ser uma reapresentação da realidade, o que que estes malucos queriam dizer com o que fizeram, mas a cena sem duvidas é comica.

    Comentário por mariozocoli — 13 de junho de 2008 @ 15:21

  38. Pichador, porrada nele.

    Comentário por Eduardo A. Santiago — 13 de junho de 2008 @ 16:20

  39. atitude pura…. as grandes cidades tem os predios e ruas como verdadeiras galerias de arte….assim como na pixação tb tem mto graffiteiro d atittude. e mto facil pintar so em locais liberados… tem gente q pinta e representa mas é uma pequena menoria q é de verdade….. RISKOS z/o

    Comentário por bóu — 13 de junho de 2008 @ 18:30

  40. O ato do Rafael merece, no mínimo, ser refletido. O que o levou a fazer isso e porque chegou a esse ponto? Algum motivo ele tem. Mesmo que seja uma atitude inconsequente e agressiva. Com certeza não foi a tôa.

    Para aqueles que se sentiram prejudicados, não tiro suas razões afinal, são SUAS razões. Mas acredito que a atitude do Rafael vem justamente questionar este caráter individualista da sociedade contemporânea. Todo mundo pensando no SEU próprio umbigo. Pensando na SUA casa, na SUA faculdade, na SUA parede, na SUA cultura. O próprio Rafael, inclusive, pensa assim: com a SUA revolta e a SUA insatisfação (que são particulares, embora compartilhada pelos seus colegas pixadores).

    Mas ele não se formou ontem pela BA, ele se formou ao longo da vida por uma sociedade extremamente contraditória. Ele não se tornou um “pixador”, um “vândalo” ou um “artista” sozinho, pois o Rafael é um sujeito social, como todos.

    Não adianta pedir ou mandar ele ir se expressar em “locais públicos” ou ir atrás de políticos. Os políticos são representantes públicos, mas apenas representam: isto não impede o Rafael de querer exercer o direito político de expressão e pensamento por si mesmo. E a faculdade, embora seja uma instituição de capital privado, é um espaço público que serve àqueles que a frequentam como um ambiente de reflexão e debate (serve assim, inclusive, ao Rafael - aluno bolsista, mas aluno como todos os outros) .

    Talvez Rafael tenha tido dificuldades, durante toda a sua vida, para levantar os seus questionamentos e o seu pensamento, mas ontem a sua consciência não suportou esta angústia.

    Comentário por Luiz Navarro — 13 de junho de 2008 @ 18:55

  41. parabens pelo post, muito bem escrito!!
    Eu estava lá, e tudo foi do caralho, o arrastão, a invasão, a pancadaria, tudo parte da performance incrivel, a ridicula histérica e a mãe dela gritando, o chefe da segurança quase tendo infarte hahahahaha! ADOREI!! eu estava de cama com 39 graus de febre e a exuberante demonstração de VIDA, que eu vi naquela noite me curou!!!!!!!!!
    o conjunto da obra realizada para mim foi a melhor vernissage já realizada nos 80 e poucos anos daquela merda de faculdade. TEM QUE FAZER MAIS!!!!! NO SHOPPING IGUATEMI, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA…

    Comentário por Roberto — 13 de junho de 2008 @ 19:44

  42. CAGUEI PRA OSCAR WILDE.
    respeito? respeito pra quem?

    “pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu”.

    não dá pra aceitar essa injustiça de olhos vendados pra sempre. Porra, “no clima quente, a minha gente soa frio vi um pretinho SEU CADERNO ERA UM FUZIL.” quer mais oque pra entender o que esses caras tão falando. que merda, a multidao é um MONSTRO SEM ROSTO E CORAÇÃO.

    ei sao paulo tenha de arranha céu a garoa rasga carne é a torre de babel.

    ei, senhor de engenho eu sei, bem quem é voce, sozinho ce num guenta, sozinho, ce um guenta.

    não deu pra entender?

    SEU JOGO É SUJO E EU NÃO ME ENCAIXO.
    eu so problema de montão de carnaval a carnaval eu vim da selva sô leão sô demais pro seu quintal.

    vai ouvir racionais pra entender, seu bando de pelego.
    parabéns pela matéria

    Comentário por tristantzara — 14 de junho de 2008 @ 6:03

  43. Nossa sem comentários sobre oque foe escrito a respeito de nós que fizemos manifestações urbanas nas cidades brasileiras, fica aqui toda meu sentimento assinado em baixo com orgulho por manisfestar oque faço, oque sou e oque deixarei para quem vem em uma sociedade aonde devemos pagar para ter direitos de expressão.
    Parabens por analizar sem preconceito oque fazemos, oque somos e oque deixamos escritos..

    O sul agradece..

    Beco RS brasil
    DE PRAXE
    Santa FAMILIA
    URBANÒIDES
    TONIOLO

    Comentário por careca beco rs brasil — 14 de junho de 2008 @ 8:13

  44. Qualquer manifestação é valida, e se o autor do ato fez o que fez com certeza deve ter motivos. Acontece que dentro de uma instituição somos obrigados a baixar a cabeça e fazer aquilo que a sociedade impõe. Quem disse que esse aluno não foi impedido de manifestar a sua arte durante o longo período em que estudou na Universidade? A arte não é aquilo que é bonito, aquilo que perfeito, mais sim uma manifestação inserida num cotexto histórico. Revolta mais do que compreensível. Criado nas ruas a arte do Rafael se criou sozinha, sem tecnica, sem se “bonitinha”, se criou a partir do que ele vivenciou. Acho muito boa a frase que faz referencia as “cocotas das belas artes”. Essas existem não somente nas Artes mas em todos os cursos…inclusive no meu Comunicação, e como alguém que não tem opinião vai poder discutir e manifestar algo? Pelo menos o Rafael com certeza não é mais um alienado formando da sociedade brasileira. Arte não existe para ser bonita, é uma linguagem, e como qualquer linguagem cada grupo social tem a sua. E se a atitude do Rafael causou revolta em outras pessoas que essas também usem da arte para se manifestar. Um predio é apenas um prédio, mais importante é a voz de um povo que sempre foi oprimido e que agora consegue se expressar. A sociedade muito se conforma e muito se preocupa em fazer uma imagem boa de tudo, as sacanagem e “semvergonices” ficam por de baixo dos panos, e se ninguém manifesta contradição elas vão sempre acontecer. Parabés Rafael pela coragem e pela determinação, formado ou não você é e sempre será um artista, pois tem opinião e sabe expressa-la!!
    Todos deveriam pensar se não aceitando de mais as barbaries da sociedade e se preocupando muito com a fato da beleza….o mundo não é tão belo….e arte uma afirmação do real…então pq tem que ser bonita? Tem que ser eficiênte para aquilo que está sendo usado…e a arte do Rafael assim fez.

    Comentário por Mariah — 15 de junho de 2008 @ 18:26

  45. NÃO TEM COMO NEGAR TRAÇO É ARTE COLORIR TRAÇOS SOBRE TRAÇOS TAMBÉM PIXO E GRAFITTI ARTE ATUAL E MUNDIAL RESPEITEMMMMMMMMMMM
    http://WWW.FOTOLOG.COM/PNGMUROS

    Comentário por pinguim — 16 de junho de 2008 @ 13:23

  46. Na verdade, tristantzara, o certo seria: WILDE CAGOU PRA VOCÊ. Sabe por quê? Porque a obra dele é aclamada e reconhecida até hoje, influenciou várias pessoas em todo o mundo, e a “sua”, acho que nem sua mãe sabe o que é. Aliás, nem sua é, pois nada do que você escreveu é seu, foi copiado de outra fonte.
    Sabe o que vai mudar com a pichação da faculdade? Nada. A situação social do país vai melhorar quanto? Nada. Pois é, quanta eficiência. Quanta ideologia.
    Ah, impor sua arte através da destruição aos outros, como o Rafael fez, já foi feito no passado. Pelos nazistas. Pensem nisso.

    Comentário por Srta.T — 16 de junho de 2008 @ 14:17

  47. Toda forma de expressão pode sim ser uma arte. Mas a atitude não é de se orgulhar.
    Existem muitas formas de se manifestar, nós aqui é que não sabemos fazer isso. As palavras, por exemplo, valem ouro e não sabemos usá-la. Este tipo de iniciativa só gera mais agressividade, coisa que já estamos fartos, concorda.
    Fazer o bem para recebê-lo em troca. Todos tem a ganhar e ninguém sai perdendo, nem os bolsistas, nem as cocotas, nem os donos da universidade e os pobres mortais que lutam todos os dias para pagar a própria faculdade já que não conseguiu bolsa.
    A inconsequência de atos como estes só geram mais revoltas e violência e verdadeiramente não precisamos mais disso.

    Comentário por Clementina — 16 de junho de 2008 @ 17:18

  48. Salveeeeeeeee
    Classeeee “aaaaaa” de maissssssss!
    Aceito como ação Marginal!
    Ser marginal!Não é ser bandido!
    Pois marginal, é tudo que faz, ou que é, ou que esta a margem da civilização!
    E essa ação é considerada e tratada uma ação BANDIDA!FORADA LEI!CRIMINOSA!
    Que vergonha!
    È uma ação de protesto, de expressão!de marginal!
    Eu tenho orgulho de ser MARGINAL!
    Paz

    Comentário por Diko — 16 de junho de 2008 @ 18:34

  49. no limiar do vandalismo?
    também acho fantástico chocar a pequena burguesia acadêmica mas considerar que os rabiscos devem sobrepor-se a tudo é no mínimo autoritário.

    Comentário por maustar — 17 de junho de 2008 @ 10:29

  50. A nazi é você né Madame T, que acredita que os nazistas “impuseram sua arte através da destruição dos outros”. Que arte fióta, hahaha, a arte de aniquilar os outros?

    E o que a obra de Oscar Wilde, que era um dandi irlandês do século XIX tem a ver com pixação, absolutamente nada, aliás, é totalmente ridículo e típico do senso comum querer comparar algo atemporal e fora de contexto pra ter argumentação. Ignorante.

    E outra, eu citei Racionais, não “outra fonte”, e nem a minha arte, pois isso é um comentário, e não arte. E outra, a ação dos caras já adiantou, só de fazer mexer um caldeirão há muito tempo estagnado, que nem a sua mente acéfala, caríssima Madame T.

    Comentário por tristantzara — 17 de junho de 2008 @ 13:11

  51. Impuseram sua arte sim. Podia não ser arte pra você, ou pra mim, mas eles acreditavam que era arte, assim como Rafael acreditou na sua. Pesquise mais sobre música, pinturas, etc, alemãs durante o regime nazista. Informe-se sobre o que eles faziam com o patrimônio artístico de seus prisioneiros.
    A obra de Oscar Wilde, felizmente, nada tem a ver com pichação. Tem a ver com arte. E sim, muitas referências atuais (pode-se dizer que a maioria) para trabalhos artísticos é atemporal. De outros séculos, outras décadas. Vê-se o seu grande conhecimento e capacidade de argumentação, partindo pra ofensa em vez de provar seu ponto de vista.
    Pra mim, “outra fonte”, pois não conheço o trabalho deles. Não é arte? Não é música? Música não é arte? Mexeu que caldeirão? Só se for o de agressores reprimidos, que vêem em uma ação que envolve depredar um prédio público e bater em pessoas uma “arte”. A mim só trouxe revolta e tristeza. Se não souber discutir sem partir pra ofensa, melhor não viver em sociedade.

    Comentário por Srta.T — 18 de junho de 2008 @ 8:27

  52. podem falar o que bem entender, a atitude do rafael é um tapa na cara daqueles que não tem coragem pra enxergar o novo, daqueles que simplesmente aceitam tudo que já vem pronto, arte é isso, causar reação, enquanto a maiora fica nas contemporâneidades bestas de conceitos duvidosos, esse cara com uma atitude contestável por muitos, mostrou tudo que tinha a dizer, cabe a mente “aberta” dos artistas diplomados na noite entender, aos que não conseguem assimilar isso, só me resta um sentimento, pena, porque se dependessemos desse tipo de pensamento, ainda estariamos na idade média.

    Comentário por Diego Moura — 28 de junho de 2008 @ 23:46

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol