Terra Magazine

9 de setembro de 2008

Pixadores invadem e barbarizam galeria em SP

repique2008 às 0:21

Transcrevendo o texto acima:

ATACK PART 2: A CAMINHO DA REVOLUÇÃO 2008
Evadiremos com nossa Arte Protesto uma bosta de galeria de arte CHOQUE CULTURAL. Segundo sua ideologia abriga artistas do UNDERGROUND, então é TUDO NOSSO! Declararemos TOTAL PROTESTO.

Local de encontro: Praça Benedito Calixto - Rua Cardeal Arcoverde com Rua Lisboa, próximo dos Metrôs Clinicas e Sumaré.
Horário: 15:00hs > SÁBADO 06/09/08

RESGATEM FRASES! VIVA A PIXAÇÃO
ARTE COMO CRIME, CRIME COMO ARTE
"TODOS PELO MOVIMENTO PIXAÇÃO"

Mais uma do Justiceiro Pixador
( com x mesmo, do jeito que eles usam e gostam.)

Dessa vez o alvo foi a galeria Choque Cultural, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo. Foi assim, com circulação de convite de convocação e tudo, que no último sábado, dia 06 de setembro, um grupo de 30 pixadores invadiu o espaço da galeria em protesto “à comercialização, institucionalização e domesticação da cultura de rua, por parte dos galeristas e do Poder Público”.

O saldo do ataque foi a completa destruição das obras ali expostas (ou, quem sabe, a valorização - o tempo dirá…). Quadros, desenhos, esculturas, pinturas e revistas que a galeria vende, além de todas as suas paredes - tudo completamente pixado.

O movimento partiu do pixador Rafa Pixobomb, formado pelo curso de artes visuais do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo), que na noite de 12 de junho ‘executou’ seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), pixando toda a área externa e interna do prédio da Faculdade, conforme reportou esse Repique.

“Pixação é espontaneidade e adrenalina, a arte mais autêntica que existe em São Paulo hoje” A questão é que esses pixadores são excluídos do sistema que comercializa essa arte. Não ganham um centavo sequer com o que fazem, quando São Paulo é ‘o’ celeiro do grafitte, referência internacional desse universo - fotógrafos do mundo todo clicam as ruas pixadas e grafitadas da cidade, fazem livros e ganham seu dinheiro; vídeomakers fazem seus documentários; marcas se ‘apropriam‘ dessa linguagem, pagando de hype em nome da Street Art, às custas de cachês de dar inveja a qualquer um.

"Ratos fazem arte, artistas fazem dinheiro" X "pixação é na rua e grafitti é em galeria". A história não poderia ser mais controvertida, cheia de contra-sensos e contradições. Bem ou mal, esses pixadores questionam (e atacam) o que enxergam como oportunismo a atividade da Choque Cultural de comercializar obras em nome da ‘Street Art’, ou ainda, alguns de seus artistas - que usam esse rótulo sem nunca terem feito nada nas ruas.

Atitude, subversão, vandalismo. Bem ou mal, o que fizeram é invasão de propriedade. O grafitti tem origem na marginalidade, e está nos muros. É tão contraventor quanto a pixação. O que os artistas da Choque Cultural fazem e vendem é em nome da Arte Contemporânea, e extrapola o conceito de grafitti. Faz absoluta diferença o trabalho que está nas ruas e aquele que está no espaço interno da galeria. Mas quem vai esclarecer? Que paz vai reinar? O campo está minado e a coisa é maldita.

Veja as imagens da invasão no Flickr do Choque - fotógrafo aceito na comunidade dos pixadores, o único com autorização para testemunhar o ataque.

Blogs que citam este Post

101 Comentários »

  1. Vagabundos! Simples assim. Deveriam ser condenados alimpar a sujeira que fizeram.

    Comentário por Pedro Gomes — 9 de setembro de 2008 @ 8:51

  2. Ato Criminoso!!!! Este protesto é uma idiotíce. Da mesma forma eu poderia invadir a residência deles e sair pichando todos os pertences deles.
    Quem vai arcar com os prejuisos?

    Comentário por Cristiano — 9 de setembro de 2008 @ 9:07

  3. Crime ou não, o que eles dizem faz todo um sentido.

    Comentário por japa — 9 de setembro de 2008 @ 9:24

  4. Na cadeia tem bastante parede pra eles pixarem…. Não vejo pelo lado de protesto cultural, isso representa o resultado da falta do que fazer, das idéias idiotas de um bando de vagabundos… cabeça vazia é oficina do diabo. Como podem querer comparar essa coisa imunda que eles chamam de arte com o que estava exposto nessa galeria. Por pior que seja um quadro ou uma gravura, o que quer que seja, é melhor que essa sujeira que esses marginais desocupados insistem em chamar de arte de protesto…. vão arrumar um serviço!! Resaltando que há uma diferença enorme entre pichadores e grafiteiros, estes sim expressam sua arte com criatividade e inteligência!! Afinal estão na cadeia.

    Comentário por samanta — 9 de setembro de 2008 @ 9:25

  5. Retificando… perguntei se esses desocupados já estão presos.

    Comentário por Samanta — 9 de setembro de 2008 @ 9:34

  6. Muito triste. Total falta de consideração com os artistas que despenderam sua energia e utilizaram seu tempo na confecção das obras apresentadas, e certamente contavam com a renda advinda de suas respectivas vendas. Lastimável. A banalização da arte levada ao mais baixo nível. “Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”. Aposto que se fossem as obras deles (esses 30 vândalos, por que é isso o que são, nada além!) que ali estivessem e isso ocorresse, ficariam tão revoltados quanto os artistas que ali expunham suas obras.

    Comentário por Juliana — 9 de setembro de 2008 @ 9:41

  7. crime nunca será arte

    Comentário por ana — 9 de setembro de 2008 @ 9:43

  8. O cara é um babaca. Diz que os caras ganham dinheiro vendendo livros com a arte deles. Ora, então pare de pichar, porque já que você não ganha nada com isso, ninguém mais vai ganhar também. Bobão!!!

    Comentário por Matheus — 9 de setembro de 2008 @ 9:46

  9. Baita protesto, aqui em Porto alegre dum ano pro otro a cidade inteira ficou pichada
    é algo triste , eles se acham o maximo subindo nos predios que não são deles para colocarem a sua marca.

    achei absurdo esses vagabundos terem voz aqui , enquanto tem gente que realmente tem algo a dizer e não chama atenção porque não apelam pra vandalismo

    eu convido esse pessoal a pichar o meu bairro com minha vizinhança assistindo , já que é arte seria egoismo não deixar a vizinhança usufruir dessa revolução cultural

    não acho que deveriam limpar a sujeira , acho que deveriam comer a lata de spray , quem sabe assim eles sentem o que os otros sentem com os olhos, o gosto de spray sujo que baixa a nossa auto estima todo dia, quando pegamos um onibus e vemos que uns moleques sozinhos destuiram mais a cidade do que qualquer politico

    são egocentricos que querem mais se sentir liders falsos do que ajudar em algo , são lixos pseudo intelectuais que corrompem o proprio potencial em troca de uma dose de gloria

    Comentário por Bruno — 9 de setembro de 2008 @ 9:55

  10. Limpar só é pouco. Sou a favor é da punição física em praça pública, como ocorre em alguns países do oriente. Botemos estes marginais pra tomar uma surra de vara de bambu no lombo nos mesmos locais em que eles picham e transnmitir pela web. Assim eles vão aparecer bastante e vão ganhar o que merecem, já que dinheiro não vão ganhar nunca mesmo, a não ser o que sugam das suas famílias. Diga-se de passagem, um bando de incompetentes também por criarem estes inúteis.

    Comentário por Henrique Laydner — 9 de setembro de 2008 @ 9:58

  11. Babaca! Provavelmente é um playboy, pagando de revolucionário artístico, que chega em casa assiste Homem-Aranha, novela e joga video-game, enquanto deleita-se num bom jantar. Muito fácil ser avesso a venda da arte, quando não se precisa do dinheiro.

    Comentário por Adriano — 9 de setembro de 2008 @ 9:59

  12. Tem que pintar o rabo desses vagabundos! Esse eh o retrato de um pais sem educacao e cultura. Cultura de massa eh uma bosta! Proxima vida quero nascer na Europa!

    Comentário por Gilvilas — 9 de setembro de 2008 @ 10:00

  13. Um bando de babacas. Ideias totalmente fora de realidade.

    Se cagam de inveja de caras como Titi Freak e Speto.

    Destruiram obras de caras como eles por serem uns merdas que não entendem a diferença entre sujeira e arte.

    É parecido com musica. Se tem uma banda do underground q faz sucesso, as que ficaram pra tras se revoltam e taxam os caras de traidores.

    É sempre igual…quem nao tem competência faz essas merdas pra aparecer mesmo…enquanto isso caras como T. Freak tão mostrando a arte pro mundo inteiro.

    Comentário por Fabio! — 9 de setembro de 2008 @ 10:01

  14. O protesto é interesante, e é só mais um capítulo do eterno embante artistico. O conceito de arte é externo a própria arte. Só para citar, o “movimento dadaísta” nos da uma deste embate. Muitas veses a arte se realiza ao arrepio da lei e isto tem sim o seu valor, ou não.

    Comentário por Dicotômico — 9 de setembro de 2008 @ 10:19

  15. Medíocres! Acham que a história os reconhecerá. Querem um atestado de genialidade pré-datado.
    Que arte marginal “autêntica “é essa de quem pagou o curso na Belas Artes? Assim é fácil se revoltar com o sistema!

    Comentário por Marcelo dos Santos — 9 de setembro de 2008 @ 10:27

  16. Mata todos!..cambada de vagabundos que não tem o que fazer na vida….Coloca todos numa fossa cheia de merda e concreta em cima.
    CAMBADA DE VAGABUNDO E FI_LHAS DUMA P_UTA!!!
    TEM DE MANDAR CRAVAR ESSES MALDITOS DE BALA!
    REALMENTE REVOLTANTE ISSO!

    Comentário por Hacan — 9 de setembro de 2008 @ 10:33

  17. .

    A-B-R-A-M-S-U-A-S-C-A-B-E-Ç-A-Z-Z-Z

    P.s.: Muito raso e tendencioso este texto sobre o fato. Uma lástima… discussões totalmente viciadas… maniquísmo a essa altura do campeonato, aff.

    Comentário por liu "tv eye on you" — 9 de setembro de 2008 @ 10:36

  18. “O movimento partiu do pixador Rafa Pixobomb, formado pelo curso de artes visuais do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo), ”

    Errado! O cara não se formou, foi reprovado no TCC e aí surtou. É diferente. Ele não é formado em Artes, não tem diploma de artista e, como está claro, não É artista. Precisava caminhar uns quarteirões depois da Belas Artes e parar ali no Hospital Psiquiátrico que tem próximo. Ali é o lugar de gente assim. Sem como nem porquê. Um hipocrisia tamanha.

    E os verdadeiros artistas, enquanto isso, lutam pra ter um nome reconhecido (e não conhecido, como Rafa Pixobomb).

    E a Justiça, vai esperar mais quantas galerias e faculdades serem destruídas para prender esse maníaco???

    Comentário por Louise Emille — 9 de setembro de 2008 @ 10:38

  19. e realmente lastimavel, que esse crupo de cretinos que se jugam artistas , ate porque estas letras indecifraveis que eles piXam e muito ruim e sem o menor valor artistico, agora sem julgar o valor artistico dos trabalhos destruidos na galeria, o que me parece e que esse cara ta com muita inveja de quem utrapassou a barreira da rua e foi incerido em uma galeria de arte, ele(s) seguramente nao vao passar de um bando de rejeitados que para aparecer tentam em vao um discurso politico.
    É muito claro quem é bom vai aparecer e ser absorvido pelo mercado, vai trabalhar bendo de vagabundos…….

    Comentário por escravo — 9 de setembro de 2008 @ 10:40

  20. um amigo meu chamou a atenção para uma coisa, todas obras estavam protegidas por vidro… as obras q estão no chão sem vidro não foram pichadas, isso tá parecendo armação…
    pichadores marketeiros!
    huahuahuahuahuauhahu

    Comentário por R — 9 de setembro de 2008 @ 10:41

  21. nossa… e esse tal de hacan, hein??!!!

    APOCALIPSE NOW A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO, aff…

    “MATEM TODOS. MATEM TUDO. DESTRUAM TUDO”… PORCO APÓS PORCO, VIETCONG APÓS VIETCONG, VACA APÓS VACA, ÍNDIO APÓS ÍNDIO, TRAFICANTE APÓS TRAFICANTE, TEMPO APÓS TEMPO, CIDADÃO APÓS CIDADÃO, POLICIAL APÓS POLICIAL, CRIANÇAS APÓS CRIANÇAS, ESPERANÇA APÓS ESPERANÇA, SONHOS APÓS SONHOS, O CAOS… O HORROR… O HORROR…

    resta pouco a dizer… talvez seja este fato - de restar pouco a dizer e de estarmos em plena fase de horror, face a face com as intolerâncias e os “dogmas” do status quo - que expliquem, em grande parte, o tal “ataque” à Galeria Choque Cultural Que De Choque Cultural Não Deve Ter Nada Ou Quase Nada, Muito Pouco, Mesmo…

    .

    Comentário por liu "tv eye on you" — 9 de setembro de 2008 @ 10:48

  22. Bem, é simples entender porque os “artistas pixadores” não ganham um centavo com a pífea arrecadação de dos “fotógrafos do mundo todo clicam as ruas pixadas e grafitadas da cidade, fazem livros e ganham seu dinheiro; vídeomakers fazem seus documentários; marcas se ‘apropriam‘ dessa linguagem, pagando de hype em nome da Street Art”. Porque frente ao gasto publico e, em grande parte, o gasto do cidadão para reparar o estrago feito pela “arte da pixação”, este lucro é uma piada.
    Eles não ganham, e nem vão ganhar, nada além de cadeia, pois é isso que a arte deles merece.

    E nem é caretice da minha parte…é bom senso mesmo.

    Comentário por Rosana — 9 de setembro de 2008 @ 10:49

  23. .

    SALVEM AS GALERIAS DE ARTE!

    .

    Comentário por liu "tv eye on you" — 9 de setembro de 2008 @ 10:51

  24. .

    SALVEM OS MUSEUS!

    .

    Comentário por liu "tv eye on you" — 9 de setembro de 2008 @ 10:52

  25. .

    SALVEM, DE NÓS MESMOS, A ARTE E A VIDA!

    .

    Comentário por liu "tv eye" — 9 de setembro de 2008 @ 10:53

  26. coisa de nego.

    Comentário por paulo — 9 de setembro de 2008 @ 10:53

  27. .

    SALVEM O BOM SENSO DE NOSSAS CABEÇAS!

    .

    Comentário por liu — 9 de setembro de 2008 @ 10:54

  28. .

    ASSIM COMO O PAULO, SALVEM O RACISMO DO NOSSO CORAÇÃO!

    .

    Comentário por liu — 9 de setembro de 2008 @ 10:56

  29. SÓ EXISTE UM TIPO DE DENOMINAÇÃO PARA ESSE TIPO DE CRIATURA, ” BUUUUUUUUUUUUUUURRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS”

    Comentário por reinaldo — 9 de setembro de 2008 @ 10:57

  30. … realmente, é o que precisamos: sermos salvos de nós mesmos, bestas-feras.

    Comentário por liu — 9 de setembro de 2008 @ 10:57

  31. PROTESTO FALSO

    O detalhe que faltou nesse furo é que tudo indica que o protesto foi encomenando.

    O fotógrafo “aceito na comunidade dos pixadores” é um que sempre trabalhou com a Choque Cultural. O tal “ataque” foi registrado e divulgado pela própria galeria.

    A invasão ocorreu em plena luz do dia, 15h, sem que ninguém da galeria esboçasse qualquer reação ou vontade de impedir o tal ataque. Posteriormente, ninguém da Choque fez post, declaração ou qualquer coisa negativa. Acham mesmo que se tivessem entrado na Choque Cultural, digamos, uma gangue com molotovs pra tocar fogo nos quadros não teria rolado polícia? Cadê a PM?

    Se prestarmos atenção nas fotos, apenas uma obra foi “danificada”. Pixar vidro de tela, teto e parede? Isso não causa dano nenhum em uma galeria de arte, mas chama a atenção para o lugar, faz esse teatro todo…

    No blog do Speto, artista que teve sua obra “danificada” não há qualquer sinal de indignação ou protesto: http://www.fotolog.com/spetolandia/

    Blog que denuncia a encomenda: http://www.pristina.org/2008/choque-cultural-encomenda-protesto/

    Vamos ficar espertos ai, esse mercado movimenta milhares de reais (e libras) todo mês, se houvesse dano real acham mesmo que as coisas iam estar dessa forma? Olha quanto custa cada print da Choque, na loja virtual para inglês ver:

    http://www.choquecultural.co.uk/prints.php?print=latest

    70, 100 libras…ou seja, de 100 prints, estamos falando de 400 reais cada um deles, ou 40.000 reais. Se esses pixadores tivessem “destruido” a galeria toda, com perdas próximas dos milhões de reais, acham mesmo que a coisa ia estar assim?!?

    Abram o olho, pessoal! É tudo questão de grana, para valorizar ainda mais a coisa.

    Comentário por Question — 9 de setembro de 2008 @ 10:58

  32. Concordo com quem disse que o rapaz virou um frustrado por ter sido expulso da faculdade após entender que “pixar” o prédio da Belas Artes seria uma performance para o seu TCC, mas que na verdade, não passou de um ato de vandalismo feito por um aluno de uma instituição pública. O que eles fizeram na Choque Cultural tem cara de armação forjada por um bando de rebeldes sem causa. Ou até uns teriam, mas foram na lábia dos outros que não tem. Uma pena, pois se as publicações mostram que o mundo considera o grafitti e a pixação como sendo “manifestações artísticas e culturais” ricas, não teria porquê querer minar quem está fazendo o seu trabalho.

    Comentário por Juliana — 9 de setembro de 2008 @ 11:01

  33. Realmente:manifesto, fotógrafo, divulgação, excesso de invasores,calma para “trabalhar”…

    Isso não é invasão nem aqui nem na casa do c*!
    O que vem agora?Se ele aparecer na Luciana Gimenez alguém aí vai ficar surpreso?

    Nojo.

    Comentário por Rafael — 9 de setembro de 2008 @ 11:01

  34. E para que desenhar?

    Para que escrever nas paredes?

    Que grande merda que é o grafitti, que grande merda é escrever seu nome.

    Querem reconhecimento? mas PRA QUÊ!?

    Ninguém aqui está entendendo nada.

    Comentário por Bruno Rodrigues — 9 de setembro de 2008 @ 11:02

  35. Na minha humilde opinião o GRAFITE é uma maravilhosa arte e deve ter o incentivo do governo e indústrias. Agora, ir a um estabelecimento qualquer, privado ou não, e sair pixando bobagens e querendo fazer revolução é rídiculo!!!
    Ao invez de sair por aí pixando, pq esses imbecís não compram tijolo, cimento e tinta, e fazem seus trabalhos, tiram fotos e tentam vender a sua arte para o governo do estado, indústrias e qualquer outro que queira?!? Acredito que desssa maneira todos ganharam, a cidade ficará mais bonita, o governo estará incentivando a “arte de rua” e os GRAFITEIROS ganharam seu dinheiro e não seram taxados de vagabundos!!!!! Grafite é arte, pixação em muros alheios é crime e esse Rafael alem de criminoso é um atrazo para os grafiteiros de verdade que tentam ser reconhecidos por suas artes!!! Diploma não faz um bom profissional!!!!!

    Comentário por Vinicius de Freitas — 9 de setembro de 2008 @ 11:07

  36. Esse pais já não tem mais jeito… Vem um bando de imbecis, idiotas, burros, sem cultura, analfabetos, maloqueiros, bandidos e picham simplesmente os muros de nossa cidade. Acham que isso é arte, e demostram em suas linhas tortas e ridiculas, pensamentos mais babacas possiveis. Faço das minhas palavras que o Hacan acima escreveu. Concretem um buraco com esses F.D.P. , mas antes, façam eles limparem tudo que já picharam na cidade, de preferência com a lingua. bando de babacas e idiotas. Animal que nasce burro, nunca chega a cavalo.

    Comentário por Adam MacGregor — 9 de setembro de 2008 @ 11:17

  37. … bem… de acordo com os comentários lúcidos do Question e do Rafael, este texto do Repique sobre a “invasão” seria, então, uma “senhora b-a-r-r-i-g-a”!!!!….rsrsrs…. pois é… opinião, cada um tem a sua…. mas os fatos e a realidade dos acontecimentos podem ser outra quando não apurados e, simplesmente, largados na web como “pérolas (falsas, diga-se de passagem) aos porcos”.

    Comentário por liu — 9 de setembro de 2008 @ 11:22

  38. Seu último argumento não cola, moça. Propriedade contra a arte? Estou com o rapaz. Quando a hierarquia invade o terreno sagrado e elevado da arte os artistas, críticos, galerias se defendem com a propriedade e o direito?

    Comentário por Banquo — 9 de setembro de 2008 @ 11:23

  39. coitados esos cerebros podres e pobres, sem cultura, sem horizonte, perpectivas,vacios de todfo, filhos das putas, indignaçao nacional, paredao, cadeira eletrica, politicos, etc

    Comentário por ramiro — 9 de setembro de 2008 @ 11:33

  40. coitados esos cerebros podres e pobres, sem cultura, sem horizonte, perpectivas,vacios de todfo, filhos das putas, indignaçao nacional, paredao, cadeira eletrica, politicos, etc

    Comentário por ramiro — 9 de setembro de 2008 @ 11:33

  41. Marketing

    Comentário por uuu — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  42. isso mesmo esse cara é
    muito buuuuuuuu rrrrrrrrrrooooooooooo, onde já viu estragar, o que ele mesmo aprendeu na faculdade.
    coisa de louuuuuuuucoooooooo
    deve ser preso e considerado como perigoso, ANIMAL,
    MUITO BURRO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por walmir — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  43. isso mesmo esse cara é
    muito buuuuuuuu rrrrrrrrrrooooooooooo, onde já viu estragar, o que ele mesmo aprendeu na faculdade.
    coisa de louuuuuuuucoooooooo
    deve ser preso e considerado como perigoso, ANIMAL,
    MUITO BURRO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por walmir — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  44. isso mesmo esse cara é
    muito buuuuuuuu rrrrrrrrrrooooooooooo, onde já viu estragar, o que ele mesmo aprendeu na faculdade.
    coisa de louuuuuuuucoooooooo
    deve ser preso e considerado como perigoso, ANIMAL,
    MUITO BURRO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por walmir — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  45. isso mesmo esse cara é
    muito buuuuuuuu rrrrrrrrrrooooooooooo, onde já viu estragar, o que ele mesmo aprendeu na faculdade.
    coisa de louuuuuuuucoooooooo
    deve ser preso e considerado como perigoso, ANIMAL,
    MUITO BURRO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por walmir — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  46. isso mesmo esse cara é
    muito buuuuuuuu rrrrrrrrrrooooooooooo, onde já viu estragar, o que ele mesmo aprendeu na faculdade.
    coisa de louuuuuuuucoooooooo
    deve ser preso e considerado como perigoso, ANIMAL,
    MUITO BURRO !!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por walmir — 9 de setembro de 2008 @ 11:45

  47. Marketing fajuto….Tiro no pé….descredibilidade pro SR. Baixo Ribeiro….Digam HEY Digam WOW para o novo Personagem do CHICO ANYSIO SHOW!!!

    Comentário por Ivan — 9 de setembro de 2008 @ 11:48

  48. Somente uma pergunta. Sera que estes “artistas”, pixam tambem os muros e paredes de suas casas??
    Pixacao arte?? Pare o mundo que eu quero descer……………………………………..

    Comentário por Adilson — 9 de setembro de 2008 @ 11:50

  49. ARMAÇÃO DA CHOQUE CULTURAL

    O problema não está nem no blog ter veiculado a notícia como verdadeira, mas na chamada do Terra: “Pichadores destroem obras de arte em SP”.

    Não houve declaração nenhuma da Choque Cultural. Até agora, a única evidência dessa “invasão” são fotos do FOTÓGRAFO OFICIAL DA CHOQUE CULTURAL que por “mera coincidência” registrou o “ataque”.

    Pixar parede, teto e vidro não constitui destruição de obra de arte. A Choque Cultural não declarou que nada foi destruído até o momento, chamada absolutamente leviana e equivocada.

    Pelas fotos fica flagrante que foi armação. Todo mundo tranquilo, sorrindo, sem preocupação alguma de esconder o rosto…Cadê a polícia???

    Se eu fosse funcionário de uma galeria de arte com obras avaliadas em milhares de reais (novamente, entrem em http://www.choquecultural.co.uk e vejam quanto valem as obras!) e entrasse uma turba de vândalos, eu saia correndo e chamava a polícia na hora - a não ser que eu tivesse recebido alguma instrução contrária, como digamos, chamar o fotógrafo amigo para registrar a ação e valorizar as obras da galeria.

    Muita vergonha da atitude da galeria, definitivamente não precisam disso.

    Comentário por Question — 9 de setembro de 2008 @ 11:50

  50. Grafiti é uma coisa,é arte,mas pixação?????Quem quer saber que o cara se chama tal?Nunca li uma mensagem,um pensamento,numa pixação…

    Falta perspectivas de vida para esse pessoal. É o ócio.

    Comentário por Nanci — 9 de setembro de 2008 @ 11:55

  51. Tudo isso mostra a ignorancia dos jovens brasileiros que hoje sao BURROS com letra MAIUSCULA.
    Todos ignoranes que nao terao futuro nehum na sociedade,esses vandalos deveriam estar presos em jaulas e nao em uma sala de aula,tambem um governo onde o proprio presidente bebe,insentiva o fumo com uma cigarilha em uma entrevista e manifesta pelas grves o o que esperar…..Simplesmente NADA.
    Ainda dizem que querem crescer como pais ,só me dizem aonde só se for para ser considerado um pais pobre tanto financeiramente e de coltura…….Aignorancia de seu povo começa pela educação e isso no Brasil nao tem….Há tem sim uma escola muito boa e até formam alunos e dao pós graduação a escola se chama COGRESSO NACIONAL GABINETE DO PRESIDENTE E O SENADO
    CURSO:CORRUPÇÃO esses sao professores e até doutores nestes requisitos…………………………..

    Comentário por Valdecir da Luz — 9 de setembro de 2008 @ 11:55

  52. Baixo Ribeiro Pensa que é malandrão esperto!!!
    Perdeu a credibilidade, se é que tinha alguma….

    Comentário por josé — 9 de setembro de 2008 @ 11:56

  53. FALSO PROTESTO ORGANIZADO PELA CHOQUE CULTURAL

    O detalhe que faltou nesse furo é que tudo indica que o protesto foi encomenando.

    O fotógrafo “aceito na comunidade dos pixadores” é um que sempre trabalhou com a Choque Cultural. O tal “ataque” foi registrado e divulgado pela própria galeria.

    A invasão ocorreu em plena luz do dia, 15h, sem que ninguém da galeria esboçasse qualquer reação ou vontade de impedir o tal ataque. Posteriormente, ninguém da Choque fez post, declaração ou qualquer coisa negativa. Acham mesmo que se tivessem entrado na Choque Cultural, digamos, uma gangue com molotovs pra tocar fogo nos quadros não teria rolado polícia? Cadê a PM?

    Se prestarmos atenção nas fotos, apenas uma obra foi “danificada”. Pixar vidro de tela, teto e parede? Isso não causa dano nenhum em uma galeria de arte, mas chama a atenção para o lugar, faz esse teatro todo…

    No blog do Speto, artista que teve sua obra “danificada” não há qualquer sinal de indignação ou protesto: http://www.fotolog.com/spetolandia/

    Blog que denuncia a encomenda: http://www.pristina.org/2008/choque-cultural-encomenda-protesto/

    Vamos ficar espertos ai, esse mercado movimenta milhares de reais (e libras) todo mês, se houvesse dano real acham mesmo que as coisas iam estar dessa forma? Olha quanto custa cada print da Choque, na loja virtual para inglês ver:

    http://www.choquecultural.co.uk/prints.php?print=latest

    70, 100 libras…ou seja, de 100 prints, estamos falando de 400 reais cada um deles, ou 40.000 reais. Se esses pixadores tivessem “destruido” a galeria toda, com perdas próximas dos milhões de reais, acham mesmo que a coisa ia estar assim?!?

    Abram o olho, pessoal! É tudo questão de grana, para valorizar ainda mais a coisa.

    Comentário por Question — 9 de setembro de 2008 @ 11:57

  54. Esses marginais tem que ser presos. Bando de lixo. E o playboy metido a revolucionário que invadiu e pichou a faculdade devia pagar toda a pintura dos danos que ele causou. E nunca vai ser um artista de renome pois é o lixo da humandade. Se tivesse aborto naquela época, quem sabe esse pulha não teria nascido.

    Comentário por Kimmy — 9 de setembro de 2008 @ 12:01

  55. Pois é, eu ia justamente perguntar: mas cadê a declaração da Choque? Ninguém fala nada?
    E os pichadores nem se preocupam em esconder o rosto?

    Infelizmente, parece que, agora, ARMAÇÃO e falsos protestos virou obra de arte, tbm.
    Ruim para a Choque e ruim para os “pixadores”, que se venderam.
    Ajeitem o texto, para não ficar a impressão de que o blog tá sendo usado por esse pseudo-galeristas.

    Comentário por Mauricio — 9 de setembro de 2008 @ 12:02

  56. QUE VAGABUNDOS!
    ISSO É COISA DE QUEM NÃO TEM NADA PRA FAZER!

    FICO INDIGNADA COM TANTO DESCASO.

    Comentário por Lucia HSP — 9 de setembro de 2008 @ 12:03

  57. Sujar ainda mais a cidade com o lixo pintado e rabiscos que nem eles mesmos entendem é sinal de selvageria no pior sentido da palavra. São animais e como tais não têm consciência do que fazem. Se tivessem essa consciência, o primeiro lugar que pixariam sria o próprio “lar” pois certamente está lá a origem do desequilíbrio de suas mentes doentes e, portanto, o lugar por excelência a ser alvo da sua ira animalesca. Pobres coitados.

    Comentário por Rembrandt — 9 de setembro de 2008 @ 12:15

  58. MAS QUE BANDO DE IDIOTAS IGNORANTES, É POR ESTAS E OUTRAS QUE ESTE PAIS NÃO VAI PARA FRENTE. QUEM NÃO TEM PASSADO JAMAIS TERÁ FUTURO.
    TEM QUE DAR UMA SURRA COM PINTO DE BOI DEPOSI FAZER LIMPAR TUDO

    Comentário por Bolesla — 9 de setembro de 2008 @ 12:21

  59. O Povo que não preserva o passado não tem FUTURO

    Comentário por Bolesla — 9 de setembro de 2008 @ 12:24

  60. Super legal…quem sabe essa desmitificação da galeria da moda, do graffiti e do pixo abrem um espaço e as pessoas comecem a prestar atenção em gente que faz arte e se assume artista, sem medo de ser feliz, aquela coisa de se estudar arte e levar isso como uma profissão, com um processo intelectual bacana e à sério, com uma atitude real e digna, sem precisar ser do movimento, máscara pra conseguir atenção…Deu, eles foram assimilados, tão sistema quanto o sistema da arte, aliás sempre foram, pronto, agora tá todo mundo igual, quem sabe agora o público comece a olhar pro lado e ver arte como arte e parar de achar ela desinteressante por considerar sinônimo de caretice…burguesia ou revolucionário, tudo já foi assimilado pelo sistema e se não foi será, o que vai sobrar é quem trabalhar com honestidade, seja em arte ou graffiti ou mesmo pixo.
    Então deu né….cada um no seu quadrado, porque cada um tem o seu papel, não existe essa coisa de fora do quadrado e essa ação tá ai pra enquadrar quem achava diferente…
    E põe enquadrar nisso…

    Comentário por Damadoida — 9 de setembro de 2008 @ 12:33

  61. CAMBADA DE VAGABUNDOS E DESOCULPADOS, É ISSO QUE ELES SÃO!!!!!

    Comentário por Claudio — 9 de setembro de 2008 @ 12:37

  62. Esses pichadores é o resultado da sociedade moderna ,eles deveriam ser condenados a uma pena no mínimo de 15 anos de prisão sem direto a visita ,banho de sol e outras regalias.Ou então pena de morte sao tudo vagabundos igualzinho aos pais deles,que não souberam educar os animais que colocaram no mundo.

    Comentário por Harro Hugo Kardauke — 9 de setembro de 2008 @ 12:45

  63. e simples corta as duas maos fora,nunca mais vao pichar.acho que ta na hora do brasil começar a usar esse tipo de soluçao,pois por bem nao da certo nao…..

    Comentário por mohamed — 9 de setembro de 2008 @ 12:54

  64. pessoal,

    O Repique procurou várias fontes e envolvidos,ninguém quis se pronunciar porque o tema é controverso - ninguém quis assumir uma opinião. A Choque Cultural não fez boletim de ocorrência com medo de retaliações dos pixadores. O fotógrafo envolvido não quis se pronunciar. O debate está aceso nos blogs e flickrs.

    Comentário por paula — 9 de setembro de 2008 @ 12:58

  65. Pergunta-se: O que a pichação contribui para a cultura?
    Resposta: Nada.
    Mas tens uns babacas na midia que dão munição para esses energumenos.Bastou aparecer na midia que fotografos estrangeiros ( franceses (?)), acharam “interessantissíma ” o grafia desses porcos para que outros fanáticos desse tipo de sujeira se dignassem a aparecer. Taí o resultado;prejuizo.
    Êta povinho de merdas

    Comentário por Luiz — 9 de setembro de 2008 @ 13:02

  66. Este idiota que se diz revolucionário da arte, com certeza não deve ter família, mais um vagabundo que não teve berço, sem educação nem respeito pelas pesoas e o patrimônio alheio.
    Deveriam obriga-lo a limpar toda sujeira que fez e tranca-lo numa cela pelo resto da vida.
    Este sujeito é lixo puro, gente assim não deveria viver em sociedade, fora idiota !!!!!!!!!

    Comentário por Paulo Henrique — 9 de setembro de 2008 @ 13:07

  67. VIVA DADA!
    isso é a verdadeira anti-arte.
    o mais legal é que os bacanas da high-society ficaram embasbacados. os artistas que expunham seus quadros na galeria fazem parte do esquema que tem nos marchands seus estetas, e fazem arte para o consumo, na maioria das vezes algo parnasiano, puramente estético e sem compromisso com a transformação filosófica, cultural e política da sociedade.
    esta ação dos “pixadores” foi algo pensado. é o universo do distúrbio eletrônico, do situacionismo, da arte-lixo que vem à tona para mostrar ao mundo que nem só de tintas caras, vernissages e coquetéis vive a arte contemporânea.
    O DADAÍSMO NÃO MORREU.

    Comentário por andré rosa — 9 de setembro de 2008 @ 13:07

  68. quanta gente comentando o que não sabe e, ainda assim, afirmando ou negando verdades com “unhas e dentes”. é muita falta do que fazer… santa ignorância cibernética!

    Comentário por paula — 9 de setembro de 2008 @ 13:09

  69. Bando de vagabundo!!!

    Pixar o que é dos outros é divertido.
    Pq não vão pixar a casa da mãe deles??

    Comentário por Cristiano Mendes — 9 de setembro de 2008 @ 13:19

  70. Bem eu queria esse cara comigo somente 3 minutos ..pra mim além de vagabundo e lixo urbano …um babaca , e ta precisando é apanhar e se houver autoridade mesmo nese país , tem que fazer limpar e ser filmado ou seja tem que humilhar um vagabundo desse …por que ao invés de destruir não constrói se não ta contente no mundo em vive vc deve se matar ..quem sabe vc nasce um animal ..que me desculpem as classe animal…..maso melor que vc tem a fazer é morrer cara ,,se mata por favor e pelo amor a sua arte de pichar ..se mata …seria tão bom …babaca

    Comentário por laerte — 9 de setembro de 2008 @ 13:21

  71. Esse papo de que GRAFITE É ARTE é papo furado, tanto pixação como grafite é coisa de vagabundo que não tem o que fazer e gosta de sair por aí sujando a cidade. São pessoas vagabundas por natureza que tem preguiça de procurar um emprego decente, de estudar, de batalhar na vida, aí inventam essa desculpa de “que é um artista” … pra PQP com essa de artista !!! Eles deviam ser presos e antes disso limpar toda porcaria que fazem pelas cidades !!!!

    Comentário por Rodolfo — 9 de setembro de 2008 @ 13:21

  72. ARMAÇÃO DA INVASÃO

    Olá Paula, esse argumento de “medo dos pixadores” que a Choque Cultural utilizou (essa declaração sua nos comentários é oficial?) é surreal. Medo de que? Nada foi danificado nessa invasão. As centenas de milhares de reais em obras de “street” arte permanecem intocadas. Se os invasores quisessem destruir de verdade, poderiam ter feito um estrago.

    Não fizeram.

    Se incomodou a Choque, porque não o B.O? As fotos estão ai, identificar os meninos que pixaram é moleza. Tá evidente que a Choque Cultural não quer polícia envolvida na parada, e que não houve dano algum. Armação pura!

    Comentário por Question — 9 de setembro de 2008 @ 13:21

  73. Se o Brasil fosse um país sério e com cultura , isso não estaria acontecendo, enquanto darmos espaços a esses montes de merdas com certeza isso não deixará de aconteçer. Temos um monte de problemas em todas as aréas da politica, mas infelizmente não fazemos nada, pq a lei aqui neste país é para poucos. Viva o Brasil!!!!

    Comentário por Marcus — 9 de setembro de 2008 @ 13:23

  74. Duchamp deve estar rindo vendo tudo isso lá de cima, principalmente esses comentários ridículos

    Comentário por Ken Rosaka — 9 de setembro de 2008 @ 13:27

  75. Bem, os pixadores respeito bastante, fazem seus protestos de forma que todos vêem.Porém tem que patir de uma premissa que para ter algo respeitado e reconhecido, é necessário respeitar dos que divergem de sua ideolgia, não vivemos em um país comunista(graça a Deus) em que todos tem que ser iguais, se querem vender a arte, respeite, arte é algo único e o seu criador tem o direito de fazer o que quiser com ela.Enfim só se é respeitado quando se respeita, não existe nada mais recícproco que o respeito…

    Comentário por X — 9 de setembro de 2008 @ 13:27

  76. Legal, um playboyzinho que estudou na Belas Artes se juntando com meia duzia de favelados para destruir coisas de terceiros. Conseguiu chocar o papai que pagou tudo pra vc a vida inteira, parabéns Rafa!!

    Comentário por Thiago — 9 de setembro de 2008 @ 13:29

  77. isso é arte? sei la, acho que pra esse pessoal ta faltando cultura, não da nem pra entender os que eles escrevem! acho que é um mensagem só pra quem tem o mesmo nivel de QI. Concordo que o Rap, o Grafite e a dança são parte da cultura, agora pichadores? São apenas muleques mimados que não tem criatividade para se destacar de outra forma. cade o Juneca? sei que ela um dos maiores pichadores do meu tempo, o que ele faz agora? Só sei que ele cresceu e deixou de estragar as belezas de nossa cidade.

    Comentário por Roberio Alves — 9 de setembro de 2008 @ 13:35

  78. Absolutamente ridículo… um playboizinho metido a revolucionário destrói a arte de outros simplesmente por eles terem feito a opção de expor seus trabalhos em locais fechados.. já que vc gostam tanto de rua, pq não moram nela… garanto que ele mora muito confortavelmente.

    Só isso já mostra que o movimento é intolerante esestúpido, coisa de quem não tem o q fazer.

    Grade neles!!! Corrrente nessa corja!!!!
    Que paguem pelos seus crimes

    Comentário por Neto — 9 de setembro de 2008 @ 13:38

  79. Como em toda manifestação artística, tem grafite que é bom e grafite que não presta. Quando é bom , aparece na mídia e o artista é convidado a se apresentar no mundo inteiro.Se a galeria fosse pixada com arte sobre arte, eu até poderia aceitar, mas com aquele lixo, não.
    Sinto muito, os caras não são artistas.São ruins e não merecem espaço

    Comentário por Cassio Ramos Ribeiro — 9 de setembro de 2008 @ 13:38

  80. Tenho dó desse tipo de gente, pois consideram arte a pichação? otimo façam em telas e exponham em uma galeria, ou exponham do jeito que achar melhor, mas achar que estragar uma obra de arte com pixação é um modo inteligente de protesto, logo se vê que essa gente de inteligente não tem nada; meu filho tem 2 anos faz desenhos melhores e mais legíveis que o desse pessoal !!!!

    Comentário por Alexandre Dias — 9 de setembro de 2008 @ 13:43

  81. OS + AMIGOS - TRAST - LINHO - ZN

    Comentário por Linho — 9 de setembro de 2008 @ 13:43

  82. Respeito, e muito, o grafite como arte, mesmo muitas vezes ultrapassando os limites individuais de cada cidadao e invadindo espaços privados e puclicos. Porém, um Playboy da Belas Artes, que depois de aparecer nos jornais e tv acha que ficou famoso e vai subverter a arte unvadindo galerias, pois não concorda com a venda da arte de rua? Tudo isso pois não ficou com a sua parte do bolo, pois aposto que se ganhasse alguma grana com obras a venda em galerias, estaria tao puto qto os artistas devem estar nesse momento por verem suas obras ESTRAGADAS. Tenho muitos amigos pichadores de rua e muitos outros com obras sendo comercializadas e o respeito é o básico!

    Comentário por Andre — 9 de setembro de 2008 @ 13:45

  83. OS + AMIGOS - TRAST - LINHO - ZN

    Comentário por LINHO — 9 de setembro de 2008 @ 13:49

  84. Não importa o que digam: SÃO BANDIDOS. Não podemos aceitar este tipo de invasão e vandalismo como uma manifestação a favor da arte. Arte não é isso. A polícia deveria pegar estas fotos e prender um por um. Não passam de um bando de bebês crescidos que, quando precisarem viver através de seu auto sustento, vão parar de fazer estas besteiras (como é historicamente provado). Assim como os que se tornam punks, pixadores tem vida curta. Perdem tempo e dinheiro sujando a cidade pra que? Não possuem idealismo algum e nunca chegam a lugar nenhum. Resumindo: cadeia neles.

    Comentário por Osmar Jr. — 9 de setembro de 2008 @ 13:54

  85. Pichação é cultura? Duvido! Se fosse uma atitude cultural, os pichadores não escreveriam somente seus codinomes e das gangs a que pertencem, mas estariam de olho e denunciando os abusos de autoridade e a política de ASSISTENCIALISMO (PÃO E CIRCO) pregado pelo governo do povo (PT). Porém, como tais pichadores devem ser filhos de pais sustentados por BOLSAS-Família, Escola, Pobreza, Vagabundagem, não é de seu interesse ir contra esta política auto-destrutiva. Ou, o que acho mais provável, não se dão conta do que acontece: SÃO SIMPLES ALIENADOS DO MUNDO e os futuros pobres que só reclamam: “NÃO TIVE SORTE NA VIDA”, “NUNCA TIVE OPORTUNIDADE…”

    Então, pra começar, espero que os babacas desocupados e alienados passem a se interessar pelo que realmente importa e passem a mostrar em sua “ARTE” ou DESASTRE, algo para acordar este povo adormecido pelo marasmo e mesmice!

    Antes de dizer que fazem parte de uma CULTURA, aprendam a pensar, refletir e passem a ter uma opinião, mas uma OPINIÃO DE VERDADE, baseada em fatos e fundamentos e não na simples ignorância de quem picha um monumento histórico para marcar território como um cão sarnento (que mija nas árvores).

    Leia, ouça, entenda, pense, reflita, crie uma opinião, discuta sua opinião e ouça, só assim você vai melhorar.

    PS: Sobre o playboy tosco que organizou isso: Coitado! Coitado dele, que é um bosta rebelde sem causa! E coitado de quem o seguiu, pois pelas fotos foi um monte de gente da CLASSE BAIXA, seguindo um mané da CLASSE MÉDIA, que está louco pra atacar a CLASSE ALTA. E assim caminha a humanidade, basta saber se é pra frente… ou pra trás!!!

    PS2: CHUPA CLASSE BAIXA BURRA E MANIPULÁVEL, obrigado por tornar o mundo tão divertido com sua IGNORÂNCIA disfarçada de INGENUIDADE e FÉ.

    De novo: Leia, ouça, entenda, pense, reflita, crie uma opinião, discuta sua opinião e ouça, só assim você vai melhorar.

    Comentário por Alex — 9 de setembro de 2008 @ 13:54

  86. CADA VEZ MAIS EU TENHO A CERTEZA: QUE PAÍS DE MERDA ESSE QUE VIVEMOS.
    UM PAÍS DE MERDA, UM POVO OTÁRIO E BANANA.
    TENHO UMA ÓTIMA SUGESTÃO A DAR AOS PICHADORES: AHHHHHH, VÃO SE F….

    Comentário por Roberto Evorti — 9 de setembro de 2008 @ 13:59

  87. Um absurdo, definitivamente é o fim do mundo, todos tem o dereito de protestar do jeito que comvém, mas nunca destruindo uma obra de arte, uma obra de arte tem que ser louvada, da mesma maneira que uma grafitagem tambem tem que ser louvada. Isto que aconteceu me envergonha, um ato impensado de uns poucos baderneiros.
    LASTIMAVEL.

    Comentário por milton — 9 de setembro de 2008 @ 14:11

  88. Um absurdo, definitivamente é o fim do mundo, todos tem o dereito de protestar do jeito que comvém, mas nunca destruindo uma obra de arte, uma obra de arte tem que ser louvada, da mesma maneira que uma grafitagem tambem tem que ser louvada. Isto que aconteceu me envergonha, um ato impensado de uns poucos baderneiros.
    LASTIMAVEL.

    Comentário por milton — 9 de setembro de 2008 @ 14:11

  89. Um absurdo, definitivamente é o fim do mundo, todos tem o dereito de protestar do jeito que comvém, mas nunca destruindo uma obra de arte, uma obra de arte tem que ser louvada, da mesma maneira que uma grafitagem tambem tem que ser louvada. Isto que aconteceu me envergonha, um ato impensado de uns poucos baderneiros.
    LASTIMAVEL.

    Comentário por milton — 9 de setembro de 2008 @ 14:11

  90. FALSO PROTESTO ORGANIZADO PELA CHOQUE CULTURAL

    O detalhe que faltou nesse furo é que tudo indica que o protesto foi encomenando.

    O fotógrafo “aceito na comunidade dos pixadores” é um que sempre trabalhou com a Choque Cultural. O tal “ataque” foi registrado e divulgado pela própria galeria.

    A invasão ocorreu em plena luz do dia, 15h, sem que ninguém da galeria esboçasse qualquer reação ou vontade de impedir o tal ataque. Posteriormente, ninguém da Choque fez post, declaração ou qualquer coisa negativa. Acham mesmo que se tivessem entrado na Choque Cultural, digamos, uma gangue com molotovs pra tocar fogo nos quadros não teria rolado polícia? Cadê a PM?

    Se prestarmos atenção nas fotos, apenas uma obra foi “danificada”. Pixar vidro de tela, teto e parede? Isso não causa dano nenhum em uma galeria de arte, mas chama a atenção para o lugar, faz esse teatro todo…

    No blog do Speto, artista que teve sua obra “danificada” não há qualquer sinal de indignação ou protesto: http://www.fotolog.com/spetolandia/

    Blog que denuncia a encomenda: http://www.pristina.org/2008/choque-cultural-encomenda-protesto/

    Vamos ficar espertos ai, esse mercado movimenta milhares de reais (e libras) todo mês, se houvesse dano real acham mesmo que as coisas iam estar dessa forma? Olha quanto custa cada print da Choque, na loja virtual para inglês ver:

    http://www.choquecultural.co.uk/prints.php?print=latest

    70, 100 libras…ou seja, de 100 prints, estamos falando de 400 reais cada um deles, ou 40.000 reais. Se esses pixadores tivessem “destruido” a galeria toda, com perdas próximas dos milhões de reais, acham mesmo que a coisa ia estar assim?!?

    Abram o olho, pessoal! É tudo questão de grana, para valorizar ainda mais a coisa.

    Comentário por Question — 9 de setembro de 2008 @ 14:32

  91. LUGAR DE VANDALO É NA CADEIA. RAFAEL, VAI APRENDER A ESCREVER E DEPOIS A GENTE CONVERSA… QUE TOSQUICE DE MOVIMENTO.

    Comentário por sylvia — 9 de setembro de 2008 @ 14:42

  92. Pixação não é arte, é uma forma de protesto, que considero muito válida, pois atinge praticamente a todo mundo.Creio que teve suas origens aqui na época da ditadura miltiar e por isso até hoje muitas dessas pixações tem teor comunista.Na época dos anos de chumbo as pessoas não tinham voz, a pixação faziam essa vez…

    Comentário por X — 9 de setembro de 2008 @ 14:56

  93. “esta ação dos “pixadores” foi algo pensado. é o universo do distúrbio eletrônico, do situacionismo, da arte-lixo que vem à tona para mostrar ao mundo que nem só de tintas caras, vernissages e coquetéis vive a arte contemporânea.”

    Aham, tenho certeza que foi isso.

    Ah, e meu cérebro é feito de algodão.

    Comentário por Bruno — 9 de setembro de 2008 @ 15:48

  94. Fato 1: O cara não é playboy, estudava com bolsa na Belas Artes e foi expulso pela m. que fez.

    Fato 2: Saiu no jornal? O Ministério Público vai cair de pau, mesmo se a galeia não prestar queixa. Penso que este menino deve começar a vender a arte dele em galerias, pois ele vai precisar pagar advogado bom já já. Senão vai pra cadeia fazer arte atrás das grades

    Pergunta 1: Será que ele tem coragem de protestar contra a violência pichando o muro da Rota (a noite, encapuzado?)

    Pergunta 2 : Se toda forma de protesto é válida, mesmo fora da lei, vamos viver em que tipo de mundo?

    Comentário por Alê — 9 de setembro de 2008 @ 15:54

  95. Quem vê uma filosofia profunda por trás deste ato tá forçando a barra. Bem como quem tá pregando a pena de morte para os pichadores. Se grafite é arte ou não é outra história. Fato é que existem leis de proteção à propriedade privada e o infringimento destas é passível de punição, que deve ser aplicada pelas autoridades responsáveis.

    Comentário por Bruno — 9 de setembro de 2008 @ 16:12

  96. nossa quanta ignorância dizer que essa ação totalmente sem fundamentos foi encomendada.

    a galeria tera um preju de aproximadamente 15 paus, no minimo. sem fundamentos porque a galeria em questão sempre mostrou arte urbana, já abrigou pixadores inclusive.

    invadirem sábado a tarde com pessoal trabalhando lá dentro e apavorarem assim, filmando com umas putas cameras, chamando as meninas que trampam lá de patricinhas, desculpe, mas isso sim é paradoxal. Dando rolê a tarde aloprando o sabadão e as minas ralando o **. O que é ser patricinha mesmo?

    esse rapaz simplesmente é psicopata, se quer invadir e pixar para ser revolucionário, hoje em dia, vá pixar o shop cidade jardim, o iguatemi, a daslu, os verdadeiros símbolos da classe opressora e endinheirada que caga para todos.

    tem culhão?

    Comentário por CS — 10 de setembro de 2008 @ 15:00

  97. Esse ato de invadir as instituições são conotroversos , uns acham certo outros acham errados , o foda e´esses mauricinhos cuzões ( ALex ) tarjarem ate o governo do PT que não tem nada a ver com o assunto , diflamando a classe operaria , sou contabilista ,moro no extremo sul da zona sul , pixador sim , agora meu tira os comentarios desses burgueses otarios que so começaram a trabalhar depois de formados , que sempre viveram as custas do papai rico , que acha que os republicanos sao os tais , ( esqueceram que o maior crescimento do pais esta acontecendo no governo do PT ) .Francamente um otario sem nemhuma qualificação para criticar algo

    Comentário por eri.. — 31 de outubro de 2008 @ 12:56

  98. TEM MAIS E QUE PINCHAR E MUITO LOCO MUITA ADRENALINA……..

    Comentário por dionata — 19 de março de 2009 @ 14:14

  99. aii um salv salv aii pros pinxador é noiis komando Krotal ALF brazlandiia

    Comentário por Krotak — 8 de abril de 2009 @ 8:33

  100. PIXA EH ARTE ! FUDE COM A PAREDE DE VCS FAZ PARTE !
    “Nóis pixa vocês pinta, quem ganha é a casa de tinta”

    EU DIGO COM TODA CLAREZA ….
    paz a quem nos ama foda-se quem nos odeia”’

    Comentário por rod — 10 de junho de 2009 @ 18:13

  101. Ai voces deve farlar pixador e burro e vagabundo mas nao pixamos pelo mesmo motivo de vc ter o sonhe de ser um advigado um jogador de futebol..etcc..vo conseguir realizar um sonho num é bom entao pixar nos dexa feliz……………antes de voce criticar um pixador veja se seu filho esta em casa…….:D

    Comentário por Drink!s — 9 de agosto de 2009 @ 1:19

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol