Terra Magazine

26 de outubro de 2008

Pichadores invadem a Bienal SP

repique2008 às 19:22

São Paulo, domingo, 20hs. Foi ainda agora. O grupo de pichadores do movimento intitulado "PiXação: Arte Ataque Protesto" - o mesmo que invadiu a faculdade de Belas Artes e a galeria Choque Cultural - acabou de invadir a 28ª Bienal de São Paulo com suas latas de spray.
Eles ameaçaram pichar os espaços vazios da Bienal, que começou ontem, e assim o fizeram.
Correria, tumulto, os seguranças do evento tentaram impedi-los. Não conseguiram. Todos escaparam ilesos, deixando paredes, colunas e vidros do prédio com as marcas da intervenção - suas assinaturas e palavras de protesto.
A brigada de limpeza já foi ativada.

Blogs que citam este Post

93 Comentários »

  1. Sem comentario esta atitudes destes pichadores, minha opinião, cadeia neles inclusive com trabalho, tipo ajudar fazer estrada na Amazonas, com remuneração de um SM, cada nosso MP que pensa em outras coisas.

    Comentário por Jose Miguel Moraes — 26 de outubro de 2008 @ 20:29

  2. Bando de anarquistas, filhinhos de papai e mamãe ricos.

    Comentário por Emerson — 26 de outubro de 2008 @ 20:37

  3. bem legal
    expressão!
    qui bom que sairam ilesos

    Comentário por Juliana — 26 de outubro de 2008 @ 20:39

  4. Só dando um monte de tiro mesmo nuns vagabundo filhinho de papai como esses! é lamentavel.

    Comentário por diego — 26 de outubro de 2008 @ 20:50

  5. BEm, o quê se pode esperar quando o próprio presidente da república alega que nunca sabe de nada?

    Comentário por Aleks — 26 de outubro de 2008 @ 20:55

  6. Em um país onde ,sem teto ,sem terra,sem vergonha,sem qualquer coisa tem a liberdade que tem para invadir,pixar,destruir coisas alheias e ainda tem o apoio do nosso presidente,e companheiros em geral ,reina a impunidade e a falta de respeito com tudo e com todos ,vc que acha toda essa anarquia legal um dia tambem vai sofrer na pele.

    Comentário por Luiz Rocco — 26 de outubro de 2008 @ 20:56

  7. Pichador é tudo puto. Tudo viadinho. Como se alguém se importasse com eles….

    Comentário por Gustavo — 26 de outubro de 2008 @ 21:07

  8. E é a segunda vez que essa mulher aí ( Paula Guedes, né?) dá a notícia em primeira mão e defende essa escória de putos. Informação privilegiada, amiga? Você está sabendo demais. Acho que um depoimento seu na Delegacia traria bons resultados.

    Comentário por Gustavo — 26 de outubro de 2008 @ 21:10

  9. Intervenção de cu é rola!

    Comentário por Nheta — 26 de outubro de 2008 @ 21:11

  10. Expressão só é bem-vinda quando não invade o espaço do outro. Essas pessoas que tanto apoiam esse bando de vândalos não entendem que, primeiro ele quis pixar um espaço privado de uma instituição que deu uma bolsa de estudo pra ele, e o segundo espaço ele invadiu uma propriedade privada e degradou obras de pessoas que passaram muito tempo na marginalidade, sendo perseguidos pela polícia e hoje tem seu trabalho reconhecido e continuam na luta para conseguir sobreviver dele.
    Com certeza esse Rafael é filhinho de papai, porque se fosse uma pessoa engajada, ele teria maior embasamento para sacar que toda forma de expressão tem um limite ! Vamos passar a respeitar melhor os outros, principalmente os monumentos da cidade que além de serem cartões postais são obras de arte !
    O direito de um acaba a partir do momento que começa o direito do outro !

    Comentário por Pedro — 26 de outubro de 2008 @ 21:12

  11. faço minhas as palavras do diego, sem tirar nem pôr. cacete nesses bostinhas desocupados.

    Comentário por Mário — 26 de outubro de 2008 @ 21:16

  12. é uma palhaçada mesmo!!
    lamento pela curadora da bienal que cuida com td carinho de tudo aquilo.
    Morte a esses vagabundo pixadores ai!! tudo tem limite e paciencia tb!

    Comentário por diego — 26 de outubro de 2008 @ 21:18

  13. Proponho uma intervenção na cara destes palhaços.

    Comentário por Vinicius Perdigão — 26 de outubro de 2008 @ 21:19

  14. bom… ja eh de se imaginar da gentalha…
    favelado qerendo mostrar q faz “ARTE”

    KASSAB se voce realmente quer uma cidade limpa, limpe as favelas e os favelados da cidade

    Comentário por babuino — 26 de outubro de 2008 @ 21:22

  15. Que vergonha,esta semana eu li o comentario de que isto
    poderia acontecer,mas vi que a pessoa organizadoura
    do evento garantiu que estava pronta pra impedir .AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII NA PROXIMA VEZ
    SE PREPARE MELHOR.VERGONGAAAAAAAAAAAAA.

    Comentário por vania sousa — 26 de outubro de 2008 @ 21:26

  16. Tem gente q faz tudo para aparecer. Mesmo sem conteúdo o negócio eh se mostrar. Faz bem pro ego, assim como responder posts.

    Comentário por Oscar — 26 de outubro de 2008 @ 21:30

  17. Que bosta de seguranças !!
    Agora em diante poe um cano na cintura de cada um desses despreparados e patéticos.
    Se esses vagabundinhos invadirem novamente chumbo na cara deles !!

    Comentário por Wagner Ritzner — 26 de outubro de 2008 @ 21:30

  18. Vão pichar os rabos abertos e detonados deles !!
    Escoria de merdaaaaaa !!!!

    Comentário por Wagner Ritzner — 26 de outubro de 2008 @ 21:34

  19. É simplesmente um absurdo como esse bando de trombadinhas saem ilesos de qualquer baderna, e como mesmo sabendo a identidade desse bando ninguem faz nada.
    Não se trata simplesmente de pichação, isso é crime contra patrimônio publico!

    Comentário por Diego — 26 de outubro de 2008 @ 21:43

  20. E agora! fica por isso mesmo? Já haviam avisado que iriam envadir, cade a policia? cade o Kassab para fazer alguma coisa? tem que fazer igual o pessoal do Habbibs fez a 2 anos quando pegaram dois muleques pixadores, enfiaram a cara deles e passaram tinta Oleo no corpo deles! e esperaram secar para chamar a Policia.

    Comentário por Michael — 26 de outubro de 2008 @ 21:45

  21. Existe horas que sinto vergonha em ser brasileiro. Essa é uma dessas horas, vivemos num estado que é valorizado o criminoso e não a vitima, é valorizado o inutil e não o util. Havia acontecido uma ameaça de invasão e ficou uma promessa, ou podemos dizer uma ameaça e aconteceu o pior, houve a invasão e sairam ilesos??!!!! Que vergonha!!! Só no Brasil. Neste país onde não existe o poder judiciário. O que se vê nos países civilizados são as diversas forças trabalhando para o bem da população e contra o crime, policia, promotores, juízes todos numa mesma direção. Os ministros do superior tribunal deveriam ir a rua dar o exemplo e prender bandidos e convida-los a se entregar, a entrar nas viaturas sem algemas, os defensores do desarmamento deveriam ir na frente da policia como escudos humanos conversarem com os bandidos a entregarem suas armas, só no Brasil que isso acontece… e porque essas pessoas não estão presas ainda se é conhecido o lider??!! A policia podia prender e a imprensa poderia marcar o cronometro para ver em quanto tempo o ministro do supremo manda soltar.
    Concordo do o Diego e a tolerância do povo está diminuindo, quem sabe uma outra campanha a do armamento todo homem de bem deve comprar uma arma (legalmente), aprender a atirar e andar com ela na cinta, creio que a época do faroeste do século 21 será muito bem vinda ao Brasil.

    Comentário por Tabalipa — 26 de outubro de 2008 @ 21:47

  22. eu acho mto bacana q esse grupo de pixação respeita a forma de expressão dos outros.foi o q o emerson disso,mas complemento:são um bando de adolescentes q querem q o mundo lhes de atenção.

    Comentário por eduardo — 26 de outubro de 2008 @ 21:53

  23. A Bienal ficou menos vazia….kkkk

    nao tinha filhinhos de papais, esses estão revoltados aqui.

    só não se revoltam contra essa arte que estão fazendo nas galerias e museus…

    Comentário por José Costa Neto — 26 de outubro de 2008 @ 22:01

  24. Isso não é expressão.
    Isso é a pasta-base da ditadura.

    Comentário por Rafa — 26 de outubro de 2008 @ 22:02

  25. Sabe o que é o pior? Esses maconheiros malditos querem se apresentar como aqueles que são contra a comercialização da arte e tal.
    Mas vai o organizador de um evento como a Bienal convidar um desses frustrados para participar da mostra pra ver se eles num aceitam!
    E ainda vão querer dar entrevista para Globo dizendo que têm projetos!

    De boa! Tá desocupado, vai ajudar a fazer caridade para quem precisa e NUM ENCHE O SACO!

    Aliás, falaram sobre a colunista ter dado uma nota a favor dos caras. Num quero nem pensar nisso, porque se for verdade, ai é o fim do mundo!

    Comentário por CC — 26 de outubro de 2008 @ 22:17

  26. Espera… eles já tinham falado que iriam invadir e não foi feito nada, invasão, depredação, meu é bala de revolver na cabeça demorou…

    Comentário por Joey — 26 de outubro de 2008 @ 22:19

  27. Caro Jose Costa Neto,

    pode ter certeza que os que condenam esse “ataque” e que aqui escrevem não são os “filhinhos de papai”.
    Porque pode ter certeza que os “filhinhos de papai” são aqueles que têm dinheiro de sobra e numa noite de domingo como esta não estão perdendo o precioso tempo na internet como nós.
    Eles estão sim na Rua Augusta gastando o dinheiro com senhoras mães de pichadores de Bienal e talvez alguma outra de parentesco contigo.

    Abra os olhos e seja mais cidadão meu caro!

    Comentário por Carlos — 26 de outubro de 2008 @ 22:24

  28. SÃO ESSES MESMOS IRRESPONSÁVEIS QUE UM DIA (DEUS QUEIRA QUE NÃO) TERÂO FILHOS, E QUERO VER QUE CONSELHO DARÃO AOS MESMOS.

    Comentário por Nelson — 26 de outubro de 2008 @ 22:37

  29. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    APosTo q a maioria q ComenTo ake
    Eh Boyzaum Metido a Besta..Fala de Mata ii blabla
    Mais q Atitudes vcs tomam..Vive na Costa du outro..
    anTes De julgaa..Presta atençaoo ..
    Pode Ateh ajudaR vcs Mesmoo
    FAla eh faCiL eh DifiCiL
    atituDe eles Tiveram..i Vcs Q atitudes tiveram..
    Soh a De juLgar eles

    Comentário por eULices — 26 de outubro de 2008 @ 23:09

  30. Uma piada. Vergonha de ser brasileiro. Vergonha de culpar os coitados de seguranças que devem ter no máximo um apito pra brigar com faca e arma - esses mesmos seguranças que ganham no máximo R$500/mês, são contratados por FDPs que não tão nem ai pro que pode acontecer. Esses caras olham R$500 e pensam que podem tentar colocar o sono em dia.
    Que putz piada…

    Comentário por Richard — 26 de outubro de 2008 @ 23:11

  31. pixação é arte, uns usam telas e outros paredes.
    viva a liberdade de expressão.

    tudo que é marginal um dia vira legal.

    querem me matar moralistas?

    Comentário por paulo — 26 de outubro de 2008 @ 23:14

  32. Se fosse de alguem particular, eles poderiam até levar um tiro e morrer. Como ja teve caso assim.

    Sorte deles que é publico.

    Comentário por paul — 26 de outubro de 2008 @ 23:17

  33. EEEiiii, não é arte….depredação….
    se fosse alguém com nome de artista , ou já cosiderado artista…já pode….é..só sendo comercial….

    Comentário por Ailton — 27 de outubro de 2008 @ 0:58

  34. Quanta revolta! Minha nossa!
    Pergunto-lhes: O que é arte?
    O que caracteriza a arte de um pichador? Não seria a marginalidade essencial ao movimento? Não seria o vazio (des)humano que impulsiona a marginalidade? O vazio humano está em não compreender o outro? Entendo que podemos caracterizar a ação como um ato promovido por vândalos, visto por uma ótica superficial!
    Quanto dessa arte elitista é apresentada aos que vivem à margem, à mercê das circunstâncias, aos que não têm escolhas, apenas uma única opção?
    Pensemo melhor, reflitamos sobre aquilo que não tentamos compreender e modificar e sim acusar o outro e a política!
    O que gera tudo isso (inclusive seu posicionamento)?
    Grande abraço!

    Comentário por FO — 27 de outubro de 2008 @ 1:20

  35. País de Bananas…

    O Brasil é este país medíocre porque não existe ordem…
    Aonde está a polícia? As câmeras?
    Coloquem a cara deles em rede nacional e um número para que os cidadão façam a sua parte denunciando estes bagunceiros…
    Depois façam eles pagar o material de limpeza e façam os mesmo limpar tudo…
    Depois uns dias de cana como corretivo…
    Aí os caras colocam o dedo na cara do policial… E se mandarem eles fazer algo, gritam, xingam e ofendem…
    É por isso que brasileiro só entre em “fria” aqui nos Estados Unidos…
    Lembram do advogado que foi em cana em NY quando disse que tinha um bomba na mala?
    E os surfistinhas bundões que disseram o mesmo em Miami e arrumaram a maior confusão?
    E o brasileiro que morreu baleado depois de colocar o carro para cima dos policiais?
    E do cara que meteu a boca nos policiais de Miami Beach que lhe repreederam por beber na rua, e acabou em cana?

    Aí é uma zona… Bangunceiro faz o que quer e não acontece nada…

    Comentário por Arnaldo Dantas — 27 de outubro de 2008 @ 1:23

  36. Como vocês jornalistas podem ser tão incompetentes e parciais ao informar que todos os provocadores do tumulto ocorrido na Bienal, quando sabemos que, pelo menos, dois ou três elementos do grupo Invasor estão presos?
    Isso não é imparcialidade.

    Atenciosamente.

    Comentário por Antonio J.T. de Matos — 27 de outubro de 2008 @ 3:07

  37. Isso é simplesmente uma vergonha para o país. Esse tipo de ARRUACEIRO não deveria estar circulando entre a sociedade e sim deveriam estar em cárcere privado.
    Se realmente eles se julgam uma facção que prega “ATITUDE” e agem desde maneira para protestar sobre alguma coisa então por que não pegam suas latas e não vão pintar casas de pessoas que não tem condições de fazer o mesmo e solicitem que a imprensa vá junto para fazer a divulgação de seu gesto e desta maneira através da mídia efetuarem seu protesto VERBAL, pois desta forma todo cidadão tem o direito de protestar.

    Comentário por Flavio BT — 27 de outubro de 2008 @ 4:08

  38. Desde quando pichação é arte? Esta sempre foi usada como forma de comunicação entre gangues rivais, com códigos até um pouco macabro ao meu ver. Grafite sim que é um tipo de arte protesto.
    Esse tipo de atitude na bienal representa uma falta de respeito com a energia, tempo, disposição e dinheiro investido no trabalho pelos outros artistas. Um pouco de consciência e respeito não faz mal a ninguém.

    Comentário por Diego Canário — 27 de outubro de 2008 @ 6:28

  39. Não é verdade que todos escaparam ilesos, Caroine Pivetta da Motta, foi presa a autuada porque não conseguiu se evadir do local.

    Comentário por Dede — 27 de outubro de 2008 @ 6:54

  40. O que se entende por arte ?

    A que pode ser vendida ? A que a burguesia controla ?

    Arte não é a representação do povo e do seu tempo historico ?
    Galeria, pintor vivendo de renda, e quadrinho borrado representa o brasileiro ?

    Comentário por Mario — 27 de outubro de 2008 @ 6:59

  41. Ao Mário…

    O que se entende por arte?
    A que pode ser vendida ? A que a burguesia controla ?
    Arte não é a representação do povo e do seu tempo historico ?
    Galeria, pintor vivendo de renda, e quadrinho borrado representa o brasileiro ?

    Pode ser vendida a qualquer um, agora é pecado pintor ter renda e viver disso, dá pra vc escolher Cuba, Venezuela, Coréia do Norte… burguesia pff… desliga a internet aí foi a burguesia, branca e americana que a criou… cérebro do tamanho de uma ervilha esse pseudo-comuna…

    Comentário por Joey — 27 de outubro de 2008 @ 7:08

  42. o que falta a esse grupo de pichadores é um discurso e um padrinho intelectual. ações desse tipo já foram feitas na alemanha nos anos 80 e 90 nos EUA. Nem por isso foram considerados marginais.

    afinal de contas o que é a Bienal? antes era uma exposição por países, ou seja, cada país enviava a sua delegação aos moldes das mostras mundiais organizadas a partir do final do sec XIX. Depois vieram os curadores (final dos anos 90), onde cada qual escolhia no mundo os artistas que representassem tendências, ou que fossem únicos.

    a arte contemporânea é metade conceito (discurso) metade obra (quando ela existe!). Assim o curador Ivo Mesquita, um dos mais respeitados no mundo, escolheu (ou por falta de grana) o tema do vazio, já que a AC tem sido cada vez mais fechada em si mesma. Cada vez mais a arte pertence a uma elite artista-intelectual.

    várias vezes durante a história da arte, muitos foram considerados marginais, sacripantas e outras bestialidades.

    Essa garotada não é marginal nem deve ser tratada como tal, por que não chamá-los para fazer trabalhos na bienal? será que teriam sustentação???

    Será que o ato de subversão ao status quo da arte é a arte em si e não o seu resultado? O BUZZ criado da ação se constitui no elemento perturbador.

    Nesse caso não há bandidos, apenas uma garotada mal formada por uma faculdade que já deveria ter fechado as suas portas: Bellas Artes.

    Comentário por Jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 7:08

  43. bem, não sou eu que fico ofendendo pessoas pela internet meu amigo. Isso se faz cara a cara, na rua …

    Bem,alguem falou sobre comunismo ?

    Repito, você entende algum conceito de arte ?

    Comentário por Mario — 27 de outubro de 2008 @ 7:13

  44. Sem mimimi… não tá satisfeito com a Bienal “Burguesa”… Monte a sua Bienal “Proletária”… nego não tem capacidade pra produzir nada fica aí chorando…

    Comentário por Joey — 27 de outubro de 2008 @ 7:17

  45. Só vou dizer uma coisa:

    “…era melhor ter ido ver o Pelé.”

    Comentário por Leco — 27 de outubro de 2008 @ 7:17

  46. Em protesto deveríamos piXar a residencia e os aposentos de cada um deles, não antes de os prender e fazer com que limpem todo o seu protesto.

    Comentário por Gunde Olof Olsen — 27 de outubro de 2008 @ 7:18

  47. Olha só que ironia, todo mundo achando ruim a pixação dos jovens que querem uma arte de verdade, agora eu pergunto um espaço totalmente vazio, sem nada, e em reforma é arte? cade o respeito dos organizadores da bienal com o povo, com os apreensivos expectadores que aguardaram a bienal? ai eles vão e fazem essa babozeira toda, ta certo de pixar, mostrar a indignação…
    aos amigos que reclamaram que tem vergonha de ser brasileiro, vocês fazem alguma para mostrar sua indignação com o que acontece? ou só fica em casa tomando seu uisque importado dos EUA e reclamando?
    o que ta nos EUA faz o seguinte, esquece que é brasileiro e fica ai, que por sinal tem muitos grupos como esse que pixou a bienal….
    é isso por enquando…
    PARABENS PELA ATITUDE DOS PIXADORES, É ISSO AI, VAMOS LUTAR CONTRA ESSES QUE SÓ QUEREM COMERCIALIZAR NOSSA ARTE.
    abraços

    Comentário por Anjo — 27 de outubro de 2008 @ 7:19

  48. meu amigo, você mostra o quão “achista” é tua opinião.
    estudou história básica do ginásio ?

    Você entende o que é arte, e o que faz algo ser chamado assim ?
    Aliás, como sabes que eu particulamente não produzo nada ?
    Você produz ?

    E bem, hahaha, a marca proletária já foi dada, e vocês ofendidas tão aqui nervosas com a intervenção da mulecada …
    Efeito, o objetivo deles foi alcançado.

    Comentário por Mario — 27 de outubro de 2008 @ 7:20

  49. Atitude desse jeito??? é melhor não ter bando de vandalos
    e quem esta escrevendo aki não pe nenhuma boyzinha não
    pois são 08:16 da manhã e ja estou trabalhando a questão não é ser boyzinho ou não a questão é ter bom sensso!!! saem pixando os lugares como se fossem OS DONOS DO MUNDO!!! esses bostas porque não pixam a CASA DELES HEM??? O CAMBADA DE DESOCULPADOS VIU!!!

    Comentário por natahi — 27 de outubro de 2008 @ 7:21

  50. Pichadores em Bienal, só pra pichar, é piada.
    A burrice é geral e total, pichadores faz o crime se indentificando, a lei deveria ganhar dinheiro com pichação ,como ganha com a lei seca.

    Comentário por Carlos — 27 de outubro de 2008 @ 7:22

  51. “COMERCIALIZAR NOSSA ARTE”

    Vc vive do que vento… já sei Anjo mora com o pai e mamãe e acha lindo piXar…

    Tô falando só tem pseudo-anarco-comunista de berçário…

    Comentário por Joey — 27 de outubro de 2008 @ 7:23

  52. Não se trata sobre pixar a casa de ninguém.
    Os do grupo, pixam a casa de algum trabalhador ?

    A história desse tipo de intervenção vem desde as cavernas, e passa como ato de resistência por todos os momentos da história humana.

    O que se deve respeitar ?
    A bienal que não recebe a população comum ?
    Alguém la de Pirituba chega nela ?

    Além do que, alguém vai ter que pintar a parede de novo, e mais um trabalhador vai ganhar uma graninha extra.
    Serve também como distribuição de renda.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 7:27

  53. Pseudo-anarco-comunista?

    ter uma ideia de arte diferente da certinha imposta por uma sociedade, é isso que você falou (alias, isso existe? não conheço a definição)
    eu sou artista, faço teatro.
    foi perguntado o que arte aqui, arte é uma manifestação cultural de um individuo ou de uma sociedade.
    ja ouviu falar em modigliani? era considerado marginal, hoje suas obras valem milhões, estamos entrando em uma nova época, uma revolução cultural e artística se faz com atitude e iniciativa.

    Comentário por Anjo — 27 de outubro de 2008 @ 7:30

  54. Mário não chora vai… quem tá rotulando hein:

    A que pode ser vendida ? A que a burguesia controla ?
    Galeria, pintor vivendo de renda, e quadrinho borrado representa o brasileiro ?

    Só pelo que vc escreve dá pra ver vai, vc é um fracasado… passar bem, estou indo PRODUZIR algo… fica aí chorando e fazendo masturbação metal… O que é arte?

    Comentário por Joey — 27 de outubro de 2008 @ 7:30

  55. PIXAM SIM CASA DE TRABALHADOR A MINHA MESMO JA FOI PIXADA 2X

    VCS ACHAM ISSO CERTO? MEU PAI E MUITOS POR AI SE MATAM DE TRABALHAR PARA CONSTRUIR SUAS CASAS

    E VEM UM FDP E FAZ UM BELO DE UM PIXE NO SEU MURO PARA PROTESTAR?

    ELES QUE VÃO PROTESTAR NA PUTA QUE O PARIU QUER APARECER COLOCA UMA MELANCIA NA CABEÇA E SAI NA RUA

    Comentário por nathi — 27 de outubro de 2008 @ 7:36

  56. Joey, ser chamado de fracasso por gente da sua especie é uma vitória moral, meu amigo.

    aliás, pra te tirar a sua opinião tão “acertada”.

    Tenho 35 anos, e sim vivo de “arte” (trabalho umas 3 horas por dia e provavelmente ganho mais que você também, não que isso queira realmente dizer alguma coisa).
    A partir disso, que moral tem você pra proferir sofismas sobre arte e sua definição parcial dela ?

    Comentário por Mario — 27 de outubro de 2008 @ 7:36

  57. Mais ai é que tá meu amigo …
    Os que estão na discussão,não participam em pixações em areas proletarias.

    Há sim de se condenar o puto que pixa uma casa de pobre, mas na maioria os que fazem tal coisa são sempre os de classe média e ou jovens corrompidos por uma cultura “gangster” gringa.

    Enfim, existe o certo e o errado em quase tudo.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 7:39

  58. Eu sei bem que existe o certo e o errado em quase tudo

    mas…. quem garante que eles não pixam tbm casas se pobres em?

    você coloca sua mão no fogo???
    EU NÃO, POIS PARA MIM QUEM PIXA UMA BIENAL PODE BEM PIXAR UMA CASA!!!

    Comentário por nathi — 27 de outubro de 2008 @ 7:42

  59. A Bienal tomou por falta de opção o tema do Vazio por pura falta de grana. Claro que foi um conceito pensado, muito discutido, o seu curador o IVO MESQUITA é um cara que está no mercado de arte há muitos anos, passa sua vida visitando galerias, museus, ateliês de artistas. Mas o fato é que a arte contemporânea anda esgotada tanto em discurso quanto em obra.

    As obras que estão expostas na Bienal, vídeos, uma outra instalação, trabalho de fotos onde o visitante pode escolher 8 fotos e montar um caderninho e sair com ele. A maioria das obras não tem nada a ver com o discurso do Vazio, serve apenas para ter alguma coisa na Bienal para as pessoas poderem visitar, mesmo porque poucas pessoas irão frequentar as palestras às 16 horas ou às 20 horas.

    continua

    Comentário por jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 7:43

  60. Os vídeos podem ser vistos em monitores de tela plana, evidência da falta de grana, pois em geral isso deveria ser visto com projetores. A seleção dos vídeos nada têm a ver com o tema proposto.

    Vi uma instalação com quatro projetores de vídeo onde a artista conta a história da perda do seu cachorrinho. Bom poderíamos fazer o discurso da perda de ente querido e o vazio que isso traz, mas na boa, porque vamos nos sensibilizar com a perda do cachorro de uma artista, quando ainda temos milhões de brasieiros no nível de probreza absoluta?

    Ou ainda um escorregador?? experimentar a sensação de vazio no espaço?

    Em três bienais passadas vi as pinturas de um chinês onde havia mais vazio ali do que em toda a proposta dessa bienal.

    Também há ausência de artistas renomados como Marcel Duchamp, esse sim um grande artista/pensador, um grande questionador sobre o espaço da arte, o circuito da arte a institucionalização da arte.

    Por outro lado temos uma garotada mal formada por uma faculdade muito ruim: a Belas Artes. Porém esses jovens têm muita energia e uma revolta contra o sistema de arte. Revolta grosseira que resutam em ações grosseiras, entretanto não menos válidas. O grande acontecimento da Bienal foi no dia da sua abertura. Nada mais acontecerá até o final da bienal, apenas o vazio.

    Comentário por Jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 7:44

  61. stickers fazem ação na bienal. Vejam a ação que os stickers fizeram na bienal:

    http://tinyurl.com/5kqbpm

    Comentário por jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 7:50

  62. Fui pichador tbm, e penso o seguinte:

    Se deu mais destaque para o nome dos grupos, do que pro “resto da arte”, num eh mais protesto.
    Vi esta matéria em outros jornais tbm, e há palavras de ordem e talz… mas há o nome dos grupos que participaram.
    Não que eles não deveriam ter se identificado nas pichações, mas como eu disse, depende do “destaque” dado ao nome.

    Um artista não assina seu nome em cima do quadro inteiro, e nem coloca uma cartolina de 4m² com seu nome, ao lado de uma escultura de 10cm.

    Foi respeitado o espaço dos outros artistas. Ninguém atropelou as obras q jah estavam lah e talz..

    Alguns dizem que houve depredação lah e talz. Se aconteceu mesmo, perdeu todo o sentido do protesto e tornou-se realmente vandalismo.

    Sei lah.. pra mim abraçar se foi um protesto, ou ato de vandalismo, soh vendo as pichações mesmo. rs

    Comentário por Leandro — 27 de outubro de 2008 @ 7:50

  63. Não os conheço, mas acho que pelos menos em grande parte, com a certa consciência politica que tem, poria sim a mão no fogo.
    Pessoas que fazem esse tipo de coisa na rua, não teriam a coragem e nem moral, pra fazer um ato desses.

    Você é menina né ?
    Então, nem tudo que reluz é ouro, e nem tudo que falam é verdade.

    Protestar contra o corrompimento de uma expressão humana é sim válido.

    Mesmo porque a arte é o povo, e se não representa o povo, logo não é arte.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 7:51

  64. O QUE É ARTE?

    taí um conceito para lá de difícil de responder. Mas temos evidências:

    1) arte é produzida por artista
    2) arte se encontra em locais consagrados à arte: museus, galerias, ateliês, exposições

    Esses dois pontos todas as pessoas aceitam. Porém ao chegar a uma exposição muitos dizem: isso meu filho faz, ou isso até eu faço.

    Portanto isso reflete o conceito de arte como algo dificil de ser executado e que é notória especialização de pessoas que dominam a técnica. Assim um pintor, escultor ou desenhista é um excelente artista quanto maior a sua técnica. ERRADO ! existem muitos artistas que criam as suas obras mas quem as executa são marceneiros, artesãos e outros.

    Arte e conceito - depois de muitos movimentos: impressionismo, dadaísmo e outros, a arte passou também a valer pelo seu conceito: metade arte/metade conceito como um centauro. continua…

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 7:56

  65. É até divertido ver oq esses vândalos provocaram..uns aplaudem outros desprezam.
    Eu entro no gurpo que despreza, e não entraria jamais no mérito do que é arte ou não é arte.
    O vazio pode ser copnsiderado a arte, oq eu particularmente não aprovo, a pixação, pode ser considerado arte, porém oq entra no mérito é a falta de respeito, de pessos q se dizem protestar, mas atigem diretamente à um “artista”, que de certa forma tbm estava querendo mostrar oq pensa, concordem ou não.
    Se os pixadores querem mostrar sua arte q o façam de forma organizada e respeitosa e não se tornando vândalos em invadir lugares e estragarem algo q foi “feito”, assim eles provam q não são merecedores do respeito q eles tantam procuram.

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 7:58

  66. TÃO DESINTERESSANTE QUANTO A MATÉRIA.

    Comentário por EUMESMO — 27 de outubro de 2008 @ 7:59

  67. Yasmin

    Outro ponto importante, seria uma arte-protesto se fosse organizada e com permissão ?
    Não consegue ver, que a pixação deles, nada tem contra você ou eu, mas sim quem todavia nos tira o acesso a propria cultura ?

    Que ponto politico teria isso ?

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 8:03

  68. ARTE e CONCEITO - assim vieram a arte conceitual (puro conceito) ou aquelas que se discutiam conceitos puramente do campo da arte como a profundidade em que um artista acabou com a discussão fazendo um corte numa tela pintada de branco (FONTANA).

    MARCEL DUCHAMP - questionou o espaço da arte ao colocar numa exposição (em NYC) uma obra que era um objeto encontrado um urinol que invertido chamou-o de fonte. A peça sequer integrou a exposição.Qdo ele revelou que ele era o autor da peça. Imediamente o curador colocou a peça na exposição.

    Portanto M.D. aclarou que arte é aquilo produzida pelo artista e que está nos espaços destinados às artes. O que está fora não pertence ao campo da arte. Até que alguém considere aquilo como arte.

    BISPO DO ROSÁRIO - um interno de um manicômio costura nomes, frases, fazia objetos na sua prisão, dizia que aquilo era algo para os deuses, que era encomendado. Enfim um curador foi lá e achou que a produção do BISPO era arte e criou um discurso.

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 8:04

  69. Caro Sr. João,

    Oq eu consigo ver é q td tipo de desrespeito torna inválido qualquer tipo de protesto, nada, em momeno algum justifica mexer com oq não é teu.
    Onde entra a política nisso???
    Agindo desse forma essas pessoas se igualam ao nosso “respeitosos” políticos, q simplesmente detonam com nosso maior patrimônio (nossas vidas), seria essa a única comparação com atos políticos q vejo nessa atitude.
    Ou os compararia com nossos maravilhosos ladrões, q nos tiram oq trabalhamos para conseguir.
    Entende onde quero chegar???.
    Não importa se foi por protesto ou indignação, se tonra uma causa patética, ao menos eu sempre ensino a minha filha, a respeitar para ser respeitada, e q um erro jamais deve justificar outro.
    portanto, aja da melhor forma para q oq faça seja sempre reconhecido como algo bem feito.

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 8:13

  70. Entendo, mas quem viu o lugar da Bienal, sabe muito bem que não há nada.
    São espaços gigantescos vazios,alias todo um andar é vazio, sem nada, branco.

    Há de levar em conta que eles, não pixaram nada que ali estava exposto, só mesmo o branco.O vazio.

    Peca a bienal,discutindo algo que ja se discute a um seculo, por motivos de redução de custo.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 8:19

  71. BISPO DO ROSÄRIO - bem o bispo foi retirado do hospício e elevado à categoria de artista sem nunca ter pretendido ser.

    PROTESTOS - durante várias bienais no mundo houveram protestos. Durante os anos 60 muitos protestos foram realizados questionando o modelo de arte. Foram criados grupos que ficaram àmargem de museus, exposições e galerias, sendo reconhecidos somente muito tempo depois.

    Os protestos também foram realizados em performances dentro e fora dos espaços dedicados às artes.

    Em NY os grafiteiros foram considerados artistas e passaram a frequentar as galerias e terem seus trabalhos vendidos por alto valor: Basquiat era um deles.

    PICHAÇÕES - feitas por gangues em prédios sob um ponto de vista (dos proprietários): vandalismo, por outro (DELES) um ato de protesto. Para um alguns críticos de arte já consideram isso uma performance de risco. Devido às suas características difíceis de serem incorporadas às galerias e aos espaços das artes.

    Ao vermos os pichadores na bienal, pichando apenas os muros brancos, vemos sim uma atitude artística já que questiona o conceito da bienal, além de ser um libelo da juventude. Na BIENAL do VAZIO a intervençao é uma ação que vai contra o discurso da curadoria.

    O que resultou: barulho, quebra de vidro e fuga, faz parte do desejo de não ser preso. Se tivessem discurso o ato da prisão faria parte de uma intervenção mais pensada.

    O ato da BIENAL não é vandalismo é um ato claro de protesto à condução da arte, e afinal do dinheiro público.

    Seria vandalismo se pichassem as obras de arte como fizeram na galeria.

    Comentário por jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 8:20

  72. Mesmo q o lugar esteja vazio, eu disse q eu tbm não concordo com esse tipo de arte, q acho no minímo algo sem nenhum gosto q demonstra a falta de imaginação e td oq implica na discução do q é arte.
    não sou artista, mas sou sobrinha de um, e independente do q essa criação possa ser ou não, ela não pertencia aos pixadores, por isso digo, nada em momento algum justifica um erro, agir dessa forma é errar duplamente e assim se tornar um vândalo.

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 8:23

  73. Depende do que se entende por erro.

    O muro de Berlim era cheio de pixações, pelo mundo ocidental era visto como protesto.
    Um chines maluco parando em frente a um tanque é visto como um protesto magnifico pelo mundo ocidental.

    A intervenção na galeria é vista como vandalismo pelo mundo ocidental.
    A greve de trabalhadores é vista como vandalismo pelo mundo ocidental.

    Enfim, só é errado aquilo que vai contra os que nos governam ?
    Só errado discutir a nossa sociedade, já a dos outros que se fodam e se tornem parte de nós.
    Os que aqui dizem ser contra o ato, o são por terem sido induzidos a ser assim.E é ai que entra a discussão.
    Na europa o pixo de SP vende livros,documentários e até mesmo é copiado.
    Lá é arte,aqui não.

    É verdade o que a tv te diz ?
    É verdade o que quem te domina te diz ?
    Alias, conhecemos nós a nossa propria historia e o caminho que tomamos ?

    Só como exemplo : Um escravo trabalhava 90% do seu tempo pra produzir o seu proprio sustento.10% da produção ia pro lucro do seu dono.
    Hoje um trabalhador trabalha 10% do seu tempo pra produzir o seu sustento, e o resto do tempo trabalha de graça.
    Mas mesmo assim agente se acha livre e feliz …

    Enfim, falta imparcialidade e clareza de pensamento ao nosso povo.
    Falta cultura principalmente.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 8:39

  74. Que tipo de protesto é esse qe nínguém entende nada do que é escrito? Só vemos sujeira…

    Comentário por Silvana — 27 de outubro de 2008 @ 8:44

  75. Silvana.

    Outro ponto importate :
    Quando você vai a alguma galeria ou bienal, você entende as obras ?
    Muitas são borrões de tinta,videos desconexos,esculturas sem sentido lógico.
    Isso é arte.
    A pixação por sua forma ligada a rua (e sim muitos entendem) não é ?
    Aliás é necessário o entendimento do que está escrito para ter sentido ?
    Milhares de placas em inglês estão pelas nossas ruas, o povo não entende, mas mesmo assim está lá.
    Faz sentido ?

    Comentário por Mario — 27 de outubro de 2008 @ 8:49

  76. o ato da pichação, o resultado é o de menos, ou seja a possível obra como valor artístico em si não é nada, assim não é nada (do ponto de vista de obra) várias intervenções que foram feitas ao longo da história da arte.

    a performance de pichar um local sagrado dedicado à arte é que é o ponto. Por isso toda a polêmica. A IGREJA DA ARTE foi maculada por sacripantas, e assim os não praticantes acreditam que os autores de tal mácula são incrédulos, impuros, indignos que deviam estar em suas choupanas ao relento.

    assim aqueles que estao fora do circuito foram lá e marcaram a bienal, especialmente o vazio tão aclamado pelo seu curador.

    Nada foi destruído, apenas maculado. A arte está no ato não no sua expressão. Assim como os stickers colocaram seus trabalhos na bienal.

    Há vários anos pessoas fazem intromissões nos trabalhos que ficam lá durante todo o tempo da mostra e ninguém percebe. Na bienal passada um rapaz colocou objetos em meio a uma instalação, um crítico chegou até a citar o objeto colocado como sendo um grande trunfo da obra: ou seja alguém de fora inseriu algo na exposição que tornou a obra mais relevante.

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 8:49

  77. Concordo contigo, acho mesmo q falta cultura e informação, dado é o resultado de nossas eleições.
    Acho sim q td protesto é válido, como acho louvável, tds os q arriscaram suas vidas por uma causa justa, oq eu digo q é erro é o fato de essas pixações terem sido feitas em um local q não foi destinado a isso.(Tá certo o muro de Berlim tbm não foi…mas as causas dos protestos são comparáveis? Ou o Muro de Berlim poderia ter sido considerado algo q possa ser considerado???)
    Acho o trabalho dos grafiteiros maravilhoso, de verdade, acho q merecem ser reconhecidos por sua arte, mas isso não será feito dessa forma, com atos de vandalismo, ou entaum poderímos achar legal tbm tds as pixações q foram feitas em obras expostas em locais publicos, deverímos aplaudir esses atos???…ou isso eh puro vandalismo???…
    Para mim essa atitude na Bienal se iguala à tds a pixações feitas, inclusive, como já foi dito por aqui “aquelas q se fazem nos muros das residências de trabalhadores, ou esses muros tbm não são “vazios”???…

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 8:57

  78. A arte sempre esteve ligado às elites, era assim na antiguidade, foi assim na idade média onde os artistas eram bancados pela igreja, já na baixa idadade média temos os reis, e os comerciantes (na flandres atual bélgica/holanda), no período das descobertas esses artistas serviram aos reis. Depois a arte (arte como sinônimo de artes plásticas - termo adotado no brasil para arte) se tornou mais livre não precisando de reis, igreja, podendo ser vendida no mercado. Assim a arte foi se intelectualizando.
    Com a descoberta da fotografia, a obra de arte enquanto reprodução de paisagens e seres humanos perdeu sua função. Assim a arte se libertara da função fotográfica. Mas ainda continuava a representar, depois a simbolizar, a exprimir idéias. Assim várias técnicas foram sendo superadas, passou do domínio do conceito à técnica. Com a evolução das comunicações foram introduzidos vídeo, fax, web, rádio, postais.

    A arte tornou-se fragmentária ao extremo. Depois (anos 90) os curadores tornarem-se de grande importância, criando olhares sobre a produção artística. O curador fez sucumbir o crítico de arte que não existe mais.

    A pichação tem seu ponto de toque na história da arte nos anos 70, quando vários grupos faziam protestos, alguns chegando a destruir obras de arte nos museus, como os movimentos ludicas no sec XVI na Iglaterra. Nada de anormal no ato.

    Comentário por Jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 9:03

  79. O muro de Berlim se faz comparavel pelo dito protesto pela liberdade que se fazia ali…

    Você hoje tem uma sociedade sem acesso a informação,sem acesso a serviços básicos,com uma educação base controlada fora do país (que só ensina o que os fundos internacionais querem),sem direito a protesto, e agora recebida a bala.

    Qualquer semelhança ao fascismo não é coincidencia.
    O problema é que são poucos que conseguem ver a realidade.

    Protestar contra algo que te bate na cara todo dia, não é valido ?
    (e sim a arte é um braço de tudo isso)

    Sobre a pixação em residencias operarias.Sou contra.

    Mas também a calçada da sua casa não é sua.É do governo.
    O Muro é seu, ou faz parte da area publica ?

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 9:07

  80. E volto a frizar meu caro, eu não sou contra a arte urbana, muito menos contra os pixadores, sou contra sim a td ato de vandalismo, q ataca de certa forma.
    Acho muito interessante os muros de muitas escolas que possuem trabalhos de grafite feitos pelos próprios alunos e assinados por eles, vc já os viu???
    Para mim isso pode ser considerado arte, e um maravilhoso protesto contra aos que pensam q só a Elite possue talento, torna-se prova de q não.
    Oq eu descordo e reprovo é o ato em si, existem muitos formas de se protestar, e mostrar oq se tem de melhor é a mais interessante delas, do contrário e por mais q vc’s escrevam coisas maravilhosas, com palavras belíssims, volto ao meu ponto de partida, mexer no q naum te pertence, é vandalismo, pegar oq não te pertence é roubo, e agir dessa forma é sim se igualar aos nossos famosos corruptos políticos, e não envolve arte em nada disso, a nãu ser a arte de como fazer para ser ridiculo.

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 9:12

  81. Pichação como arte -

    o que é feito nos muros e altos de edifícios é o suporte para a comunicação que sob o ponto de vista da lei é destruição da propriedade alheia.

    o que falta aos pichadores é uma maior clareza e direcionamento do que estão fazendo. Não basta dizer que é apenas um protesto contra a burguesia. Mesmo porque é a burguesia que garante a poupança do país. Os ricos do brasil guardam 95% do que ganham. a poupança interna do país é formada por eles.

    Agora o protesto na Bienal é muito bem colocado. O que estraga o ato é o passado de pichações que tanto irrita a todos. Isso não invalida nem desqualifica o ato feito na BIENAL.

    Queiram ou não isso já está na história da bienal, na história da arte.

    Sim, os garotos conseguiram o que queriam. A instituição da arte foi posta em xeque !!!

    Ontem o próprio IVO MESQUITA, autorizou a abertura dos portões para quem quisesse sair. Foi ridículo os seguranças não deixarem as pessoas saírem do local. Ficamos todos presos. Detalhe os pichadores já tinham conseguido sair do edifício.

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 9:13

  82. O Muro é MEU, portanto possue um dono, e não sinto uma inva~so qndo ele é estragado por alguém q diz estar fazendo “arte”, eu não permiti isso, porém nossas escultars em locais públicos, não são minhas e acho tbm um absurdo q sejam vandalizadas, o fato não é, como já disse q sou totalmente a favor de protestos, não gosto de greves, pq acho q meu direito não pode ser afetado, mas acho sim q tds tem o direito de lutar por melhorias em salários e em condições de trabalho, mas acho q isso deve ser feito sem prejudicar a quem não deve ser prejudicado, q somos nós os trabalhadores, infelizmente tenho q pagar escola pra minha filha, ao menos para q ela possa aprender a ler e aescrever, e acho isso uma falta de respeito com o trablahdor, eu já disse não sou contra protestos, sou contra vandalismo.

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 9:18

  83. Ridículo. Protesto contra o que? Querem mudar a ordem do que? O sistema de governo, a compra e a venda? O resultado das eleições? (Qual é o resultado “correto” pra essas eleições?) De certa forma acho que esse “protesto” foi contra mim também, já que me incomodou. O que estou fazendo que me faz merecer protesto? Me virando pra conseguir viver, e por sinal, conseguindo (e não venha me falar que fui privilegiado)? Aí vem esse lance de que os grafiteiros ou qualquer outro tipo de arte, esporte ou “trabalho” tem que ser reconhecido. Reconhecido por quem e pelo que? Vai ser reconhecido se tiver utilidade, ninguém tem que ser obrigado a admirar ou participar do que não quer. Convença de que vale à pena e mantenha os seguidores, mas não venha prejudicar o que já está “andando”.

    Comentário por Rodolpho Picolo — 27 de outubro de 2008 @ 9:23

  84. Yasmim

    sim eu te entendi bem, e nem estou atacando seu ponto de vista.

    o que estou dizendo é :

    Se eu mato alguém na rua por que ele me olhou torto é errado.
    Se o cara mata a namorada e mete um balaço na amiga dela, a sociedade clama pela morte dele.

    Se eu protesto contra o que nos tira a liberdade, nos tira a caracteristica humana,que nos tira a dignidade (e por fim mata, já são calculadas 15 bilhoes de mortes causadas pelo sistema atual), será que estou errado ?

    enfim, são pensamentos …
    tento te aprensentar os fundamentos de um grupo do qual nem faço parte, mas que sim tem seu valor dentro da sociedade.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 9:23

  85. Protesto consentido????

    Greves são para atrapalhar o funcionamento de algo. para mostrar que aquele grupo de trabalhadores necessita ser valorizado.

    Protestos são atos contra alguma coisa ou alguém. Claro que são poucos os protestos consentidos. Assim as passeatas têm o seu aval, mas demorou muito tempo para que isso acontecesse.

    Não existe um valor artístico (pelo menos até o momento) no resultado da pichação, o valor artístico está no ato em si.

    Têm muitos artistas que estão fora do circuito das bienais e atuam de formas diferenciadas e, nem sempre de bom agrado.

    Existem muitas manifestações feitas por artistas que são de difíceis reconhecimento. Só tempo dirá.

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 9:28

  86. e bem finalizando sobre as greves, porque eu preciso realmente ir.

    se alguem te pergunta se vc pode passar fome por uns 2 anos, você com certeza falaria não.
    do mesmo jeito serve pra todo trabalhador, sim greves prejudicam por 2 ou 3 dias, mas são atos que melhoram a vida de muita gente.
    Afinal, eles também não podem passar fome.

    enfim, solidariedade a nossa classe sempre.

    paz e sorte yasmim.

    Comentário por João Alfonso Mendoza — 27 de outubro de 2008 @ 9:29

  87. Sr. João,

    Se td está virado às avessas, virar mais é o correto?
    esse protesto, só fez sujeira, não mudou à ordem de nada, o parlamento continua votando em projetos q os beneficiem , a cidade continua violenta e td oq era ruim ficou do mesmo jeito.
    Pixar a Bienal, mudou algo???…fez algo efetivo???
    Talvez se os custos q este protesto gerou, fosse aplicado em um curso prático e aplicado sobre artes para as nossas crianças não teria ao menos um efeito mais positivo, mesmo q fosse pra poucas crianças?. se o espaço vazio fosse utilizado dessa forma, por essas pessoas, não teria sido um protesto mais proveitoso???..é disso q eu falo, claro q não concordo com a palhaçada do mundo em q vivemos, mas nem por isso vamos sair pixando as coisas por aí…
    E me despeço, até uma próxima oportuna polêmica…

    Comentário por Yasmin — 27 de outubro de 2008 @ 9:30

  88. UTILIDADE DA ARTE - como já disse Marcel Duchamps, o maior artista do sec. XX e talvez continue a ser por séculos. A arte é inútil mesmo.

    Comentário por jefferson mello — 27 de outubro de 2008 @ 9:34

  89. Este conceito de “Arte Libertária”, é algo que incomoda muito, dia destes fui assistir uma palestra de uma pessoa que trabalha com grafite e que também apoio a pixação, porém ao denominá-los, segundo palavras do “artista”, ele fala: “as gangues colocam suas “tags” nos locais para interagir com o espaço”. Bom, primeiro, a partir do momento que chama de gangue já perde o sentido da arte. Segundo, se pixação fosse coisa boa e bonita, não precisaria ser feita à noite e às escondidas, pois é considerado crime ambiental. Terceiro, não sou contra o grafite, desde que autorizado pelo proprietário do imóvel, pois a partir do momento que eu tenho na minha casa um muro, este passa a fazer parte integrante do meu patrimônio, e a pixação ao muro, fere o meu direito a manter aquilo que com suor foi conquistado.
    Se o objetivo da sala em branco da Bienal era propositalmente construído pelo Curador, esta deixa de ser uma parede em branco, e passa a ser parte integrante da exposição, e portanto obra de arte.
    Portanto, agir de tal forma leviana, simplesmente os faz tornarem-se equivalentes a qualquer marginal, e lugar de marginal é ………………..

    Comentário por Paulo Werner — 27 de outubro de 2008 @ 9:36

  90. vou indo também…

    infelizmente para falar de arte contemporânea há que se estudar muito, visitar muitas exposições e olhar o mundo de olhos bem abertos e cérebro bem abastecido. Não dá para ser naife em arte.

    também é necessário entender o que é arte como ação x arte como obra. Arte de intenção e arte de apreciação. E por aí vai.

    Aqui minha saudação aos pichadores e um conselho ESTUDEM PARA PODEREM SE DEFENDER, senão o destino de vocês será a prisão comum.

    Comentário por jefferson Mello — 27 de outubro de 2008 @ 9:40

  91. Haha, adorei…melhor que eles, só a ALF (Animal Liberation Front)

    Comentário por Camila — 27 de outubro de 2008 @ 9:44

  92. Falta aos grafiteiros e pichadores mais conhecimento sobre arte.

    O protesto foi muito válido e não se trata de vandalismo. A própria direção da Bienal evita falar em vandalismo.

    O tema da bienal é provocativo e tem de aceitar os protestos.

    A provocação da bienal vem da falta de dinheiro. Não tem nada a ver com a crise. A Bienal começa a angariar fundos um ano antes.

    A ação dos pichadores e dos stickers são absolutamente válidas. Pena que sejam burrinhos e não sabem justificar claramente o ato. O pessoal dos stickers é mais inteligente.

    Comentário por marcos almeida — 27 de outubro de 2008 @ 9:47

  93. Protesto é uma coisa…

    Vandalismo outra…

    O que ocorreu foi Vandalismo e neguinho que estuda arte, ainda tenta argumentar falando que isso é protesto, procurem no google as outras maravilhosas formas de protesto que fez o meliante “Rafael Guedes Augustaitiz”, destruiu obras de outros artista, aqui no Brasil é assim, o certo é errado e o errado é certo…

    Comentário por Joey — 27 de outubro de 2008 @ 14:44

Feed RSS para os comentários do post. Link de TrackBack

Deixe seu comentário

Terra Magazine América Latina, Veja a edição em espanhol